17/08/2015

Malawi: Igreja em apoio dos deficientes visuais

Rádio Vaticana



A Igreja católica no Malawi anunciou a decisão de criar um gabinete especial dedicado à difusão dos principais documentos da Igreja em Braille, de modo a permitir a sua leitura mesmo para os deficientes visuais, anunciou Samson Chima, presidente da Associação dos deficientes visuais católicos do Malawi, durante a sua intervenção, nestes dias, na assembleia geral daquele organismo, realizada em Mangochi.


“Mesmo os deficientes visuais devem participar na vida da Igreja, como todos os outros fiéis – disse Chima. Eles têm a capacidade e a vontade de contribuir nas várias atividades da Igreja, mas devem enfrentar o desafio de falta de acesso a instrumentos e materiais dedicados a eles na escrita Braille”, que lhes permitam “servir, como qualquer outro cristão, o desenvolvimento da Igreja”. Até porque, sublinhou o presidente da Associação dos Deficientes Visuais Católicos do Malawi, “por causa da impossibilidade de ler e conhecer os valores e a doutrina católica”, muitas pessoas com deficiência visual acabam por escolher outras denominações cristãs ou diferentes religiões.


Daí, o apelo para que haja uma maior atenção para uma pastoral dedicada a eles. Por seu lado, o padre Henry Chinkanda, membro da Conferência Episcopal do Malawi, manifestou a apreciação, por parte de todos os bispos, pela obra da Associação, destacando que, graças a ela, é “mais fácil para a Igreja Católica estender a mão aos deficientes visuais no país”. “Os nossos bispos estão convosco – disse o Padre Chinkanda à Associação – e estamos todos felizes de ver realizados os vossos projectos”. Fundada em 2013, a Associação é composta, actualmente, pelos representantes das oito dioceses do Malawi.


Recordamos que a Rádio Vaticano dedica muita atenção aos seus ouvintes e surfistas com deficiência visual. Duas, em particular, as iniciativas em curso: até domingo dia 23 de agosto, às 18.30 horas, no canal italiano da Rádio Vaticano é transmitida a adaptação radiofónica da Encíclica do Papa Francisco, intitulada “Laudato sì, sobre o cuidado da casa comum”: 14 episódios que repropõem na íntegra a leitura do texto enriquecido por vozes, sons e sugestões típicas do ambiente natural. A iniciativa será repetida, em seguida, semanalmente, a partir de 2 de setembro até 2 de dezembro 2015, todas as terças-feiras às 21.00 horas, em preparação para o Jubileu extraordinário  da misericórdia proclamado pelo Papa Francisco.


Para os que utilizam o site www.radiovaticana.va , recordamos que, a partir do início de agosto, foram adicionados links para facilitar o acesso aos leitores com deficiência visual. De facto, basta digitar a tecla TAB do teclado e aparecerá, no topo do lado esquerdo, o acesso directo aos conteúdos da página,  ou então à navegação no menu do site, de modo a alcançar facilmente as várias categorias: Papa Francisco, Vaticano, Igreja, Mundo, etc. Actualmente, os links estão disponíveis nas páginas em Italiano e Inglês. (BS)


(from Vatican Radio)



Malawi: Igreja em apoio dos deficientes visuais

Nenhum comentário :

Postar um comentário