26/08/2015

Polícia da Hungria usa gás lacrimogêneo em centro de migrantes


migrantes-hungria


 Do G1, em São Paulo






A Polícia da Hungria utilizou nesta quarta-feira (26) gás lacrimogêneo em um dos centros de acolhida e registro de imigrantes, na cidade de Röszke (sul), perto da fronteira com a Sérvia, segundo a emissora local “Hirtv”.





Dezenas de policiais cercaram cerca de 200 estrangeiros que protestavam levantando os braços e gritando, como mostrou a reportagem transmitida ao vivo pelo canal privado, segundo a agência EFE.


A polícia informou que um número recorde de 2.533 imigrantes – a maioria deles de Síria, Afeganistão e Paquistão – foram pegos ao entrar na Hungria na terça-feira (25), vindos da Sérvia. Outras 1.300 pessoas foram detidas na manhã desta quarta-feira, por volta das 9h30 (4h30 no horário de Brasília).



Hungria tem planos de enviar o Exército, a polícia montada e cães para sua fronteira sul na tentativa de conter o número recorde de imigrantes chegando à União Europeia, de acordo com a Reuters. Na fronteira com a Sérvia, os migrantes precisam passar por uma cerca de arame.


O país pediu nesta terça-feira (25) mais dinheiro da União Europeia para lidar com a onda crescente de imigrantes que atravessam os Bálcãs, que expõe ainda mais as diferenças na política do bloco para a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.


Migrantes sírios passam por barreira de arame farpado tentando adentrar o território húngaro na fronteira Sérvia-Hungria, enquanto policiais húngaros observam ao fundo, perto de Roszke, Hungria. O país iniciou a construção de uma cerca de 175 km na região (Foto: Laszlo Balogh/Reuters)

Migrantes sírios passam por barreira de arame farpado tentando adentrar o território húngaro na fronteira Sérvia-Hungria, enquanto policiais húngaros observam ao fundo, perto de Roszke, Hungria (Foto: Laszlo Balogh/Reuters)

Mais de 100.000 imigrantes, muitos deles refugiados de conflitos no Oriente Médio e África, entraram na Hungria, parte do espaço Schengen, por onde se pode viajar sem passaporte na Europa, seguindo na direção dos países mais ricos da Europa ocidental e do norte.


Apenas em julho um número recorde de 50.000 pessoas, boa parte delas da Síria, chegaram às costas da Grécia por barco, vindas da Turquia. A Grécia, mergulhada em uma crise econômica debilitante, está transportando-os de ilhas superlotadas ao continente, de onde se dirigem para o norte, para a Macedônia, e outros lugares mais distantes.


 

IMIGRANTES

Milhares morrem no Mediterrâneo



A Macedônia tentou mantê-los fora na semana passada com cercas de arame farpado e bombas de efeito moral, mas desistiu diante das multidões enormes e determinados. A agência de refugiados das Nações Unidas, o Acnur, prevê que o influxo para a Macedônia continue a uma taxa de 3.000 por dia durante meses.


A estimativa é que cerca de 8.000 estejam na Sérvia, muitos passando a noite em parques da cidade.


Autoridades húngaras estão armando uma barreira baixa, de arame farpado ao longo da fronteira com a Sérvia, enquanto equipes de construção completam a cerca de 3,5 metros de altura.


A Comissão Europeia já deixou claro seu desagrado com a cerca húngara, mas o país não enfrenta nenhuma sanção por construí-la.


Na segunda-feira, o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, criticou os governos da UE por “apontar o dedo” uns para os outros em vez de enfrentar a crise migratória com medidas viáveis.











Migrantes sírios atravessam linha de trem na fronteira entre Hungria e Sérvia, próximo de Roszke (Hungria) (Foto: Laszlo Balogh/ Reuters)

Migrantes sírios atravessam linha de trem na fronteira entre Hungria e Sérvia, próximo de Roszke (Hungria) (Foto: Laszlo Balogh/ Reuters

)



Polícia da Hungria usa gás lacrimogêneo em centro de migrantes

Nenhum comentário :

Postar um comentário