02/09/2015

Aveiro: Bispo vai levar consigo para Roma as «preocupações e intenções» das suas comunidades


Agência Ecclesia 02 de Setembro de 2015, às 16:29


D. António Moiteiro Ramos participa pela primeira vez numa visita «ad Limina»


Aveiro, 02 set 2015 (Ecclesia) – D. António Moiteiro Ramos abordou, numa carta publicada na internet, a visita ‘ad Limina’ que o episcopado português vai realizar a Roma e ao Papa Francisco entre os dias 4 e 12 deste mês, a sua primeira como bispo de Aveiro.


No texto, o prelado destaca a importância da iniciativa para reforçar a “comunhão entre os bispos de um país e o bispo de Roma” e sobretudo para colocar o Papa a par da “situação” em que se encontra a Igreja Católica em Portugal, as suas dioceses e paróquias.


O responsável católico frisa “levar consigo” na bagagem “as intenções e preocupações que estão no coração de todos os seus diocesanos”.


“Junto dos túmulos dos apóstolos, terei presente a necessidade da revitalização da fé nas nossas comunidades cristãs e nos nossos movimentos apostólicos, uma vez que o discípulo de Jesus Cristo deve ser agente da misericórdia de Deus para com todos, com mais intensidade para com os pobres e os pecadores, tal como aparece no nosso Plano Pastoral”, realça.


O calendário desta visita ‘ad limina’ a Roma, a primeira dos bispos portugueses dentro do pontificado do Papa Francisco, tem previsto várias iniciativas.


D. António Moiteiro Ramos destaca como mais “significativas” os encontros com o Papa argentino, primeiro na segunda-feira, especificamente para os bispos portugueses; e depois na quarta-feira, durante a habitual audiência pública com todos os peregrinos.


“Durante toda a manhã”, explica o bispo, o Papa “reunir-se-á com os bispos portugueses, em dois grupos, o primeiro grupo constituído pelos bispos das províncias eclesiásticas de Lisboa e de Évora, e o segundo pelos bispos da província eclesiástica de Braga, à qual pertence a Diocese de Aveiro”.


“Nos dias seguintes seguem-se os encontros com os diferentes organismos da Cúria Romana”, ou seja, das instituições responsáveis pelas várias áreas pastorais ou de intervenção da Igreja Católica.


Exortando todas as suas comunidades a acompanhá-lo em “oração”, nesta viagem a Roma e ao Papa, D. António Moiteiro Ramos termina a sua carta com o desejo de que a visita ‘ad limina’ dos bispos portugueses possa “estimular” também as suas comunidades a contribuírem para a “construção de uma Igreja diocesana que seja casa e escola de comunhão”.


Dos 43 bispos que integram a Conferência Episcopal Portuguesa, entre residenciais, auxiliares, coadjutores e eméritos, 39 vão seguir viagem esta sexta-feira para Roma.


A última visita ‘ad sacra Limina Apostolorum’ ou simplesmente visita ‘ad Limina’ aconteceu em novembro de 2007, ainda sob o pontificado de Bento XVI.


Esta iniciativa é realizada pelos bispos do mundo inteiro das diferentes dioceses, com o objetivo de reforçar as “suas responsabilidades de sucessores dos apóstolos e da comunhão hierárquica com o sucessor de São Pedro e a referência, na visita a Roma, aos túmulos (em latim ‘limina’) dos Apóstolos Pedro e Paulo, pastores e colunas da Igreja”.


JCP



Aveiro: Bispo vai levar consigo para Roma as «preocupações e intenções» das suas comunidades

Nenhum comentário :

Postar um comentário