12/09/2015

«Fátima»: Secretário de Estado do Vaticano vai presidir à peregrinação de outubro de 2016

Agência Ecclesia 12 de Setembro de 2015, às 17:11


D. Manuel Clemente preside à de maio de 2016 no âmbito do centenário das aparições, um tema que marcou a visita «ad Limina» ao Vaticano

Roma, 12 set 2015 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima disse hoje à Agência ECCLESIA que o cardeal Parolin, secretário de Estado do Vaticano, vai presidir à Peregrinação Internacional Aniversária ao Santuário de Fátima em outubro de 2016.



“Tínhamos feito o convite e ele ter-se-á aconselhado com o Papa, que lhe terá dito: ‘vais abrir o caminho, vai como percursor’”, adiantou D. António Marto, em Roma, no fim da visita “ad Limina” dos bispos de Portugal, que hoje terminou.


O bispo de Leiria-Fátima falou com o secretário de Estado do Vaticano, o número dois da hierarquia católica, que referiu nunca ter ido a Fátima.


“Ele disse-me: ‘vou de certo modo egoisticamente, porque é a primeira vez que vou a Fátima. Nunca lá estive e tenho desejo profundo de conhecer’”, disse D. António Marto.


A primeira Peregrinação Internacional Aniversária ao Santuário de Fátima, no último ano de preparação para o centenário, em Maio de 2016, vai ser presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, afirmou também o bispo de Leiria-Fátima.


No encontro dos bispos de Portugal com o Papa, Francisco expressou novamente a vontade de ir a Fátima.


Para D. António Marto, o Papa “tem mesmo um desejo profundo, interior, de ir a Fátima, em Maio de 1017”.


O centenário das aparições e a relevância do Santuário de Fátima foi um tema que marcou a visita «ad Limina», que decorreu esta semana, onde “vários prefeitos” das Congregações do Vaticano sublinharam a sua importância, acrescentou D. António Marto.


De acordo com o bispo de Leiria-Fátima, na Congregação para a Doutrina da Fé foi comunicado que o centenário das aparições não se reduz a eventos, mas acontece “a partir de um programa pastoral de evangelização ao longo de sete anos”.


Na Congregação para a Educação Católica falaram sobre o Centro de Mariologia, de estudos mariológicos, em Fátima, e no Conselho Pontifício para a Nova Evangelização foi afirmada a centralidade do Santuário para a “irradiação do Evangelho em todo o mundo”, acrescentou D. António Marto.


O Santuário de Fátima celebra em 2017 o centenário das aparições na Cova da Iria, que aconteceram em 1917 entre maio e outubro, no dia 13 de cada mês, exceto agosto, a 19.


PR


«Fátima»: Secretário de Estado do Vaticano vai presidir à peregrinação de outubro de 2016

Nenhum comentário :

Postar um comentário