06/09/2015

Nomeações para a Pontifícia Comissão para a América Latina

Rádio Vaticana



Cidade do Vaticano (RV) –  O Santo Padre nomeou Membros da Pontifícia Comissão para a América Latina os Cardeais Daniel Fernando Sturla Berhouet, Arcebispo de Montevideu (Uruguai); José Luis Lacunza Maestrojuán, Bispo de David (Panamá) e Dom Andrés Stanovnik, Arcebispo de Corrientes (Argentina).


A Pontifícia Comissão para a América Latina (Pontificia Commissio pro America Latina) é um organismo da Cúria Romana, tem por função o estudo dos problemas doutrinais e pastorais relativos à vida e ao desenvolvimento da Igreja na América Latina. De acordo com a Constituição Apostólica Pastor Bonus (arts. 83 e 84), a Comissão tem por dever “assistir, com o conselho e os meios econômicos, as Igrejas particulares da América Latina, e dedicar-se, além disso, ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dícastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões.”


A Comissão é responsável pela interação entre a Sé Apostólica e os diversos organismos internacionais ou nacionais para a América Latina. Dentre estes organismos, há especial atenção aos seguintes:


•     Conselho Episcopal Latino-Americano


•     Conferências e organismos episcopais nacionais latino-americanos


•     Instituições de ajuda à América Latina


•     Conferência Latino-Americana de Religiosos (CLAR)


•     Instituições católicas internacionais, associações e movimentos que atuam na América Latina


A Comissão está estreitamente vinculada à Congregação para os Bispos e é presidida pelo prefeito desta Congregação, auxiliado por um bispo como vice-presidente. Os conselheiros são bispos da Cúria Romana ou das igrejas particulares da América Latina. Os membros da Comissão são oriundos da Cúria Romana, do Conselho Episcopal Latino-Americano, bispos das regiões da América Latina, ou ainda de instituições eclesiásticas internacionais e nacionais que atuam em benefício das regiões da América Latina.


São membros dessa Comissão, nomeados pelo Papa:


•     Os Secretários dos Dicastérios da Cúria Romana especialmente interessados


•     Dois bispos representantes do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM)


•     Três bispos diocesanos da América Latina


Conforme o Motu Proprio Decessores Nostri, o presidente da Comissão deve informar regularmente o Papa sobre assuntos tratados, sugerir-lhe as iniciativas que considerar necessárias ou as medidas de governo convenientes e oportunas.


(from Vatican Radio)



Nomeações para a Pontifícia Comissão para a América Latina

Nenhum comentário :

Postar um comentário