10/09/2015

Papa denuncia sofrimento dos filhos de pais divorciados

Francisco pediu aos católicos que sejam ‘instrumentos de misericórdia’.



Francisco discursa em sua audiência semanal na Praça de São Pedro.




O papa Francisco denunciou nesta quinta-feira “o indescritível sofrimento das crianças” que vivem “situações familiares dolorosas” após o fracasso do casamento de seus pais, e pediu aos católicos que sejam “instrumentos de misericórdia” para eles.


A poucas semanas do sínodo sobre a família, que começa em 4 de outubro, o pontífice argentino falou a uma delegação de 400 membros das Equipes de Nossa Senhora, um movimento de casais cristãos nascido na França em 1938.


O Papa, que havia assegurado em junho que o divórcio podia ser necessário em alguns casos como, por exemplo, em casos de violência doméstica, voltou a falar sobre o fracasso de alguns casamentos cristãos.


Suas palavras devem influenciar o debate no próximo sínodo.


“Eu só posso encorajar os casais das Equipes de Nossa Senhora a ser instrumentos de misericórdia da Igreja para pessoas cujo casamento fracassou”, disse ele, mencionando “o indescritível sofrimento das crianças que vivem essas situações familiares dolorosas”.


“As famílias feridas são numerosas hoje em dia”, afirmou, citando entre os motivos para o divórcio “o desequilíbrio causado por um distanciamento, uma ausência ou um clima de violência”.


A Igreja católica não reconhece o divórcio, mas o Papa decidiu esta semana simplificar os procedimentos de anulação do casamento.


O pontífice voltou, no entanto, a condenar nesta quinta-feira os “poderosos projetos” difundidos por “colonizações ideológicas”, referindo-se ao casamento homossexual e à “teoria do gênero”.



AFP –  domtotal.com


Papa denuncia sofrimento dos filhos de pais divorciados

Nenhum comentário :

Postar um comentário