14/09/2015

Papa diz que crise dos refugiados é 'ponta do iceberg' de sistema injusto


Ele solicitou às igrejas católicas que recebam uma família de refugiados.

Papa Francisco confirmou a intenção de visitar Portugal em 2017.





Da France Presse






Papa Francisco acena para fieis durante oração do Angelus, no domingo (13), na Praça São Pedro (Foto: Giampiero Sposito/Reuters)

Papa Francisco acena para fieis durante oração do Angelus, no domingo (13), na Praça São Pedro (Foto: Giampiero Sposito/Reuters)

A crise dos refugiados na Europa é apenas “a ponta do iceberg” de um sistema socioeconômico “mau e injusto”, afirmou o papa Francisco em uma entrevista de rádio transmitida nesta segunda-feira (14).


“Vemos estes refugiados, estas pobres pessoas que fogem da guerra e da fome, mas é apenas a ponta do iceberg. Por baixo está a causa, um sistema socioeconômico mau e injusto” disse o papa na entrevista concedida em 8 de setembro à rádio católica portuguesa Renascença.


“Ali onde se origina a fome é necessário criar fontes de trabalho e de investimento. Ali onde está a causa da guerra é preciso trabalhar para a paz”, afirmou o pontífice, que recordou ser filho de imigrantes italianos que se mudaram para a Argentina.


O Papa Francisco reconheceu, no entanto, que os movimentos migratórios provocam problemas de segurança para os países europeus e que existe o “risco de infiltração”.



“Hoje as condições de segurança territorial não são as mesmas que antes. Temos uma guerrilha terrorista extremamente cruel a 400 km da Sicília”, disse, em referência às situação na Líbia, onde atuam vários grupos armados, entre eles o Estado Islâmico (EI).


No dia 6 de setembro, o papa solicitou a todas as comunidades católicas da Europa que recebam uma família de refugiados e disse que começaria pelas duas paróquias do Vaticano.


“Duas famílias já foram designadas”, revelou Francisco à rádio Renascença, sem informar a origem, ao mesmo tempo que celebrou as “numerosas reações” a sua proposta.


O papa também confirmou a intenção de visitar Portugal em 2017, por ocasião do centenário das aparições no santuário de Fátima. Também recordou que o santuário de Nossa Senhora de Aparecida, no Brasil, celebrará o tricentenário em 2017.






Papa diz que crise dos refugiados é 'ponta do iceberg' de sistema injusto

Nenhum comentário :

Postar um comentário