21/09/2015

Papa Francisco celebra segunda missa em Cuba


Pontífice chegou a Holguín, no leste do país.

Após celebração, ele irá abençoar a cidade.



 Da France Presse





tópicos:
O Papa Francisco cumprimenta fiéis ao chegar para celebrar missa em Holguin, Cuba, nesta segunda-feira (21) (Foto: Luis Acosta/AFP)

O Papa Francisco cumprimenta fiéis ao chegar para celebrar missa em Holguin, Cuba, nesta segunda-feira (21) (Foto: Luis Acosta/AFP)

Papa Francisco viajou nesta segunda-feira (21) a Holguín, no leste de Cuba, para celebrar sua segunda missa em território cubano, acompanhada por milhares de pessoas. Após a celebração, o Papa vai cumprir uma antiga tradição, e abençoará a cidade a partir do topo de uma colina.



O avião que levou o pontífice decolou às 8h locais (9h de Brasília) do aeroporto internacional de Havana, onde foi saudado pelo presidente do Parlamento cubano, Esteban Lazo; pela primeira-secretária do governante Partido Comunista na capital, Mercedes López, e pelo cardeal Jaime Ortega, constataram jornalistas da AFP.


Em Holguín, 760 km a leste de Havana, o pontífice começou a missa no fim da manhã. A primeira celebração do Papa em Cuba foi realizada no domingo na Praça da Revolução de Havana.


Durante sua homilia, Francisco ressaltou o esforço e o sacrifício da Igreja católica para levar sua mensagem a todos os lugares de Cuba, onde são poucos os padres e os templos.


 

“Sei com que esforço e sacrifício a Igreja em Cuba trabalha para levar a todos, nos locais mais distantes, a presença de Cristo”, afirmou o papa ante a multidão reunida na Praça da Revolução Calixto García de Holguín.


“Uma menção especial merecem as chamadas ‘casas de missão’ ante a escassez de templos e de sacerdotes, pois permitem a tantas pessoas que tenham seu espaço de oração, de escuta da Palavra (de Deus), de catequese e de uma vida em comunidade”, acrescentou pontífice na missa oficiada na província natal dos irmãos Fidel e Raúl Castro.


Depois de confrontar o governo comunista surgido da revolução de 1959, nos últimos anos a Igreja recuperou seu espaço na sociedade cubana e se converteu em interlocutor privilegiado do governo de Raúl Castro, sucessor do irmão enfermo em 2006 e que assistiu a missa.


“As autoridades do país sabem bem que a Igreja não pede para si, e sim solicita para aqueles que necessitam para cumprir com a missão que Jesus pregou”, afirmou, durante a missa, o bispo de Holguín, Emilio Aranguren.


“A Igreja está convencida de que o Evangelho pode fazer que cada cubano tenha um rosto mais bondoso e mais humano, já que a fé em Jesus Cristo alimenta a vivência na virtude”, acrescentou.


Guantánamo

Cubanos de Guantánamo que participaram da missa em Holguín pediram a ajuda do pontífice para recuperar a base naval americana nesta baía da ilha de Cuba. “Pedimos ao Papa a paz e tranquilidade, que o mundo de una, e que nos ajude a recuperar a base”, declarou Noel Perez, um construtor de 54 anos que vive em Caimanera, vila “ao lado da base naval” americana.


O futuro da base de Guantánamo, arrendada desde 1903 por Washington sem uma data de rescisão do contrato, é uma das questões sensíveis do processo de normalização das relações entre os dois países, depois do restabelecido das relações diplomáticas em 20 de julho.


Cuba exige a devolução do território de 117 km/2, mas Washington diz que “não tem a intenção de alterar o contrato de arrendamento” e que a questão não faz parte das discussões em curso com Havana. “Francisco é o terceiro papa a visitar-nos em Cuba, mas é o primeiro latino-americano e pode nos ajudar a obter a base”, disse Norales Mendoza, de 45 anos.


Benção

Após a missa, o Papa irá à Loma de la Cruz, uma colina de 261 metros de altura, de onde abençoará a cidade cumprindo uma antiga tradição imposta em 1790 por um frade franciscano para conjurar doenças e outras desgraças.


Holguín é um dos centros mais antigos do cristianismo na ilha e a terra natal do líder cubano Fidel Castro e de seu irmão, o presidente Raúl Castro, com quem Francisco se encontrou no domingo, no âmbito de um dia repleto de compromissos.


A visita de Francisco a Cuba é a primeira etapa de um giro que também o levará aos Estados Unidos a partir de terça-feira.


 







Papa Francisco celebra segunda missa em Cuba

Nenhum comentário :

Postar um comentário