22/11/2015

A força do reino de Cristo é o amor - Papa no Angelus

Rádio Vaticana



A força do reino de Cristo é o Amor. Este o fio condutor da reflexão tecida pelo Papa, neste domingo, festa litúrgica de Cristo Rei. Foi ao meio dia, antes da oração mariana do Angelus,  da janela do Palácio Apostólico sobre a Praça de São Pedro, onde o sol acabou por triunfar sobre o frio e o vento da manhã e que não impediram, todavia,  a numerosos fiéis e peregrinos de várias partes do mundo de acorrer à Praça para ouvir o Papa…


Partindo do capítulo 18, versículo 36, do Evangelho de São João que contempla Jesus enquanto se apresenta a Pilatos como rei de um reino que não é deste mundo, o Papa Francisco explicou o que isto quer dizer:


“Isto não significa que Cristo seja um rei de um outros mundo, mas que é rei num outro modo. No entanto é rei neste mundo!”.


São duas lógicas contrapostas – frisou o Papa: uma mundana que se apoia na ambição, na competição, no combate com as armas do medo, da vingança e da manipulação das consciências; e outra, a de Jesus, que se exprime, pelo contrário, na humildade, na gratuidade, se afirma silenciosa, mas eficazmente com a força da verdade.


“Os reinos deste mundo apoiam-se, por vezes, na prepotência, rivalidade, opressão; o reino de Cristo é um reino de justiça, de amor e de paz”.


O Papa recordou depois que o reino de Cristo se revelou na Cruz e quem olha para a Cruz de Cristo não pode não ver a surpreendente gratuidade do amor. E imaginando que alguém possa dizer que isto foi uma falência o Papa sugeriu a resposta:


“É precisamente na falência do pecado – o pecado é uma falência – na falência das ambições humanas, é ali que triunfa a Cruz, é ali que está a gratuidade do amor. Na falência da Cruz vê-se o amor, esse amor gratuito que Jesus nos dá”


Falar de potencia e força para o cristão significa referir-se à potencia da Cruz e à força do amor de Cristo. Amor que permanece firme e íntegro não obstante as adversidades – disse o Papa acrescentando que nem todos compreenderam isso.  Muitos dos que passavam em frente do Calvário  zombavam de Jesus, desafiando-o a descer da Cruz e a salvar-se a si próprio.


Mas Jesus não pretendia salvar-se a si próprio, precisamente porque deu a sua vida por nós, por cada um de nós.


“Dizer, “Jesus deu a vida pelo mundo, é verdade, mas é mais bonito dizer: “Jesus deu a vida por mim”. E hoje  na Praça, cada um de nós, diga no seu coração: “deu a sua vida por mim”, para poder salvar cada um de nós dos nossos pecados”…


O único que compreende a lógica de Jesus na Cruz é o “bom ladrão”, crucifixo ao lado d’Ele e que compreendendo a ternura, o amor de Cristo,  lhe diz  “Jesus recorda-te de mim quando entrares no teu reino” – sublinhou o Papa acrescentando:


“A força do reino de Cristo é o amor: por isso a realeza de Jesus não nos oprime, mas nos liberta das nossas fraquezas e misérias, encorajando-nos a a percorrer a via do bem, da reconciliação e do perdão”


E o Papa convidou os presentes  a repetirem a frase do bom ladrão:


“Todos juntos: Jesus recorda-te de mim quando entrares no teu reino”. Pedir a Jesus, quando nos sentimos fracos, derrotados, para olhar para nós e dizer: “Tu estás aí. Não te esqueças de mim!”.


Francisco concluiu a sua alocução com estas palavras:


“Perante as numerosas lacerações no mundo e as demasiadas feridas na carne dos seres humanos, peçamos à Virgem Maria para nos apoiar no nosso intento de imitar Jesus , nosso rei, tornando presente o seu reino com gestos de ternura, de compreensão e de misericórdia.”


Depois da oração do Angelus, o Papa recordou que ontem, em Barcelona, foram proclamados bem-aventurados Federico da Berga e os seus 25 companheiros mártires, assassinados em Espanha durante as ferozes perseguições contra a Igreja no século passado.


“Trata-se de sacerdotes, jovens professos, que deviam ser ordenados sacerdotes, e irmãos leigos pertencentes à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Confiemos à sua intercessão  os numerosos nossos irmãos e irmãs que, infelizmente, ainda hoje, em diversas partes do mundo, são perseguidos por causa da fé em Cristo” .


O Papa saudou diversos grupos de peregrinos italianos e estrangeiros presentes na Praça de São Pedro, assim como grupos musicais que festejam hoje Santa Cecília, padroeira do canto e da música, dizendo-lhes que cantam muito bem e pedindo-lhe  para cantarem na Praça depois do Angelus. Por fim Francisco falou da sua viagem à África, na próxima semana…


“Quarta-feira próxima iniciarei a viagem à África, para visitar o Quénia, o Uganda e a República Centro-africana. Peço a todos vós para rezardes por esta viagem, a fim de que para todos esses queridos irmãos, e também para mim, seja um sinal de aproximação e de amor. Peçamos juntos a Nossa Senhora para abençoar estas queridas terras, a fim de que haja nelas paz e prosperidade.”


E o Papa rezou uma Avé Maria para esta intenção, antes de a todos desejar bom domingo e de pedir, como sempre,  orações para ele.


(from Vatican Radio)



A força do reino de Cristo é o amor - Papa no Angelus

Nenhum comentário :

Postar um comentário