12/11/2015

A Verdade sobre Dom Delgado

Nestes dias em que estamos vivendo o momento maior do Jubileu da Arquidiocese de Fortaleza em seu centenário, apresentamos o trabalho monográfico de José Ribamar Fernandes Brandão sobre dom Delgado, apresentado no final do reconhecimento ou revalidação do Curso de Teologia.


dom-José-de-Medeiros-DelgadArtigo


Dom Delgado foi o terceiro arcebispo de Fortaleza e apascentou o rebanho de Deus nesta Arquidiocese durante dez anos, numa década muito marcante para a Igreja, por conta do Concílio Vaticano II, e para sociedade brasileira, por conta da situação politica de ditadura.  De um lado saíamos de uma igreja voltada, prioritariamente, para dentro de si mesma para uma igreja voltada para o povo “Alegria e Esperança” (documento conciliar sobre a Igreja no Mundo), de um palácio episcopal praticamente fechado para um palácio episcopal permanentemente aberto, manhã e tarde, para padres e leigos que procuravam falar com o arcebispo. Por isso, muitas vezes, sofreu antagonismos e dissabores, o que ele revela em ‘Pedaços de mim Mesmo”, obra de sua autoria ao deixar a Arquidiocese de Fortaleza.


Ribamar Brandão, hoje economista e membro das Equipes de Nossa Senhora, foi seminarista no Seminário da Prainha de 1950 a 1962, ano em que terminou o curso de Teologia. Decidiu não pedir logo a ordem do Subdiaconato, na época, a primeira das ordens maiores. Pediu ao Arcebispo Dom Lustosa um tempo a mais, fora da vida de Seminário, para tomar sua decisão. Dom Lustosa acatou sua proposta, mas o nomeou Diretor da Escola Cura d’Ars, em 1963. Poucos meses depois, Dom Lustosa renuncia e Dom Delgado assume a Arquidiocese de Fortaleza. Dom Delgado escuta o Brandão, gosta de sua proposição e o nomeia secretário particular do Arcebispo.


Como secretário particular, durante cinco anos, e como seu representante no Banco Popular de Fortaleza, banco da Arquidiocese, e amigo de dom Delgado durante toda sua vida, Brandão o conheceu muito bem. Sua palavra é fundamentada e verdadeira. Vale a pena ler essa obra, ainda inédita.


Miguel Arcanjo Fernandes Brandão



A Verdade sobre Dom Delgado

Nenhum comentário :

Postar um comentário