08/11/2015

Espanha recebe primeira parte dos refugiados


País inicia hoje o compromisso com o Programa Europeu de receber 17 mil refugiados.



Os primeiros refugiados do total de 17.670 que a Espanha se comprometeu a receber com base no programa europeu de asilo para emigrantes que estão na Itália e na Grécia chegarão no próximo domingo, anunciou o governo em Madri nesta sexta-feira.


“Prevemos que o primeiro voo será no domingo, com 19 refugiados procedentes da Itália, fundamentalmente eritreus e alguns sírios, provavelmente mais mulheres do que homens”, disse a vice-presidente do Executivo, Soraya Saénz de Santamaría, em entrevista coletiva em Madri.


“O ministério do Trabalho está analisando seus perfis, porque são pessoas com distintas necessidades. Já estamos trabalhando com Comunidades Autônomas e com ONGs para poder dirigir estas pessoas ao órgão indicado”.


Os 19 refugiados, já registrados na União Europeia, fazem parte de uma experiência piloto lançada em julho para aliviar os países que recebem mais refugiados, especialmente Itália e Grécia.


O programa europeu prevê a distribuição entre a maioria dos Estados da UE de 160 mil imigrantes e refugiados acolhidos inicialmente na Itália e na Grécia, mas até o momento poucas pessoas foram realocadas.


A Suécia também já recebeu estes refugiados realocados, 19 eritreus, que chegaram em 9 de outubro.


No início do mês, um grupo de refugiados saiu da Grécia com destino a Luxemburgo, quando o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, disse que era “uma gota no oceano” diante das mais de 800 mil pessoas que entraram ilegalmente na Europa este ano.


A Espanha, que responde por 9,14% da população europeia, concedeu o status de refugiado para 384 pessoas em 2014, e recebeu menos de 1% dos solicitantes de asilo na União Europeia (625.000) este ano, segundo as Nações Unidas.


O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) prevê que 5 mil imigrantes e refugiados chegarão a cada dia na Europa até a primavera boreal de 2016.



AFP


Espanha recebe primeira parte dos refugiados

Nenhum comentário :

Postar um comentário