14/03/2016

GLOBAL TEACHER PRIZE 2016: O PAPA PREMIA UMA PROFESSORA E MÃE PALESTINA


Com uma mensagem de vídeo durante a cerimônia de Dubai, o pontífice entregou reconhecimento a Hanan al-Hroub. Em seguida, elogiou o trabalho dos educadores, “artesãos de humanidade, construtores de paz e encontro”




Papa, Global Teacher Prize 2016
CTV



O Papa Francisco anunciou ontem, 13, através de uma mensagem de vídeo, o nome da vencedora do Global Teacher Prize 2016, durante a cerimônia em Dubai, no âmbito do Global Education and Skills Forum. Trata-se de Hanan al-Hroub, jovem palestina crescida no campo de refugiados de Deisha (Belém) “em um contexto em que a violência estava e está na ordem do dia”.

O evento, com o tema “Uma maior responsabilidade coletiva para a educação pública”, foi organizado pela Fundação Varkey, entidade sem fins lucrativos nascida para melhorar os padrões educacionais das crianças desfavorecidas do mundo.

A mulher, de fato, empreendeu a carreira de docente depois de uma experiência traumática vivida pelos seus filhos. Voltando da escola os dois jovens presenciaram um tiroteio: “Uma experiência que condicionou fortemente o comportamento, a personalidade e notas dos meus filhos”, disse.

Precisamente para ajudar os seus filhos a superar esse drama, Hanan decidiu inventar novos métodos de aprendizagem através do jogo, que envolvia também os filhos dos vizinhos. “Pouco depois de ter começado estas atividades – explicou – percebi claras melhorias nos meus filhos: crescia a segurança neles próprios e melhoravam também as notas na escola. Por isso decidi mudar o foco da minha formação e me tornei professora”.

Ao parabeniza-la o Papa Francisco destacou a importância da “nobre profissão” dos educadores, como “artesãos de humanidade, construtores da paz e do encontro”. “Uma criança tem o direito de brincar. Parte da educação é ensinar as crianças como brincar porque aprende-se a socializar, a alegria de viver, precisamente através dos jogos”, disse o Pontífice.

E, por isso, destacou Francisco, “um povo não educado, por causa da guerra ou de outros motivos, é um povo que decai” sempre mais, até chegar ao nível do instinto”. O desejo é, portanto, que “os governos se deem conta da magnitude” da tarefa que os docentes têm”.

Em seguida um agradecimento à Fundação Varkey pelo incentivo oferecido aos professores de todo o mundo, pelo esforço de “criar uma sociedade global sustentável”, também através da colaboração com as Scholas Occurrentes, a rede internacional de escolas nascida na Argentina a mando do então arcebispo de Buenos Aires e que trabalha “a favor da integração e da paz no mundo”. “Juntos – disse Bergoglio – será possível dar aos educadores o merecido reconhecimento pelo grande impacto que as suas vidas têm nas nossas vidas” e restituir à sua profissão a justa posição, como a “mais respeitada da sociedade”.

Ao final da mensagem de vídeo do Papa, em Dubai foi plantada uma oliveira, um símbolo da paz. O prêmio – de um milhão de dólares – será pago à professora palestina em parcelas de quantidades iguais ao longo de dez anos. Uma condição colocada pelos patrocinadores para motivar os vencedores a continuar a ser professor por, pelo menos, outros cinco anos.

Na segunda edição do Global Teacher Prize participaram oito mil docentes de todo o mundo. Dez finalistas provenientes do Paquistão, Quênia, Reino Unido, EUA, Japão, Finlândia, Austrália, Índia. Zenit



GLOBAL TEACHER PRIZE 2016: O PAPA PREMIA UMA PROFESSORA E MÃE PALESTINA

Nenhum comentário :

Postar um comentário