23/03/2016

JOVENS DEDICAM PERÍODO À ENTREGA ESPIRITUAL


Semana Santa propicia aos jovens católicos momentos de reflexão e intimidade com Deus.




Por Caroline Machado

Repórter DomTotal

Durante a Semana Santa, a Igreja Católica celebra todos os anos os grandes mistérios da redenção humana. Para muitos jovens, o “feriadão” é visto apenas como mais uma oportunidade de lazer, de realizar viagens e reuniões descontraídas. Porém, para os cristãos praticantes, trata-se de um período sagrado, uma grande oportunidade de retiro espiritual do povo de Deus.

Católica, Sarah Ellen Branquinho, de 18 anos, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Ibirité, Minas Gerais, vê a Semana Santa como um momento de reflexão sobre a morte e ressurreição de Cristo. “Neste período devemos nos permitir uma vivencia maior sobre o que levou Jesus a viver, sofrer e morrer por nós, para na Páscoa celebrarmos sua ressurreição”, declara.

Em dedicação aos jovens, a Igreja promove diversos eventos neste período. A Paróquia São Paulo da Cruz, da capital mineira, por exemplo, fará a Vigília Pascal dos Jovens, que permanecerão durante toda a noite de sábado (26) em oração numa comunidade da Paróquia. Já pela madrugada, eles sairão em procissão para a celebração Eucarística da Ressurreição, às 5h00, no Santuário. Além das encenações do grupo de teatro integrado por jovens, que acontecerão na Praça do Santuário, dentro do templo e nas ruas em procissões.

A missionária, Simone Aparecida Soares Calegário, Formadora da Consagração a Nossa Senhora e servidora do Santuário São Paulo da Cruz, vê, com muita esperança no futuro e com grande felicidade no coração, a ativa participação dos jovens da comunidade que integra. “Eu acredito que ao nos dedicarmos a estes momentos estamos buscando um mundo melhor para nós mesmos e para os outros que convivem conosco, além de estarmos exaltando e dando sinais do nosso amor a Deus nosso Pai. O mínimo que podemos fazer para um Deus que tanto nos amou, até a morte na Cruz. O que me entristece ainda é perceber tantas pessoas frias a essa profundidade do amor de Deus. Uma pena, mas tenho esperança na conversão, esperança na misericórdia, esperança que os corações duros se transformem em corações moles, em corações de homens de fé”, avalia.


Intimidade

Com o objetivo de proporcionar aos participantes um tempo para olhar os principais pontos da vida, o que está bem, o que está mal e como melhorar, muitas comunidades promovem retiros espirituais, um momento especial com Deus. Para Sarah, os jovens optam por participar de retiros na busca de crescimento espiritual e no intuito de experimentar o amor de Deus com mais intensidade e profundidade.  “Vejo a promoção destes momentos como uma forma de resgatar os jovens, praticantes ou não, para uma experiência de intimidade com Deus. Cada retiro que me disponho a participar me possibilita maior reflexão espiritual”, conclui.

Para Rômulo Benha, de 21 anos, discipulado da Comunidade Católica Epifania na Arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, é importante vivenciar a Semana Santa com atenção a liturgia que a Igreja nos convida a partir do Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição. “É um tempo sim propicio para retirar-nos, ouvirmos a voz de Deus assim como ele fez no deserto. Reflexão, silêncio, são atitudes que este período nos proporciona e, principalmente, é um tempo de encontro entre eu e Deus”, destaca.

Neste ano, Rômulo está em missão durante toda Semana Santa, no interior do estado do Espírito Santo, realizando visitas missionárias às famílias que moram a quase 30 km do centro do município residente, para ouvir, rezar e partilhar da história de vida dessas pessoas. “Hoje é difícil vivermos este tempo, em um mundo onde somos chamados a fazer tantas outras coisas como passeios, shows, viagens, encontros familiares, redes sociais, mas, uma vez que desejamos fazer a experiência com Jesus, ele vai ao nosso encontro onde quer que nós estejamos. Fico muito feliz quando vejo um jovem que assim como eu decide viver este momento da Semana Santa a partir do convite que a Igreja nos faz, celebrando a liturgia, vivenciando cada momento, contemplando a história de salvação do povo de Deus. Não é fácil, mas uma vez que buscamos preencher nossa vida com Deus, Ele vai nos ajudando nessa caminhada árdua e feliz”, analisa.

Na visão de Rômulo, é válido ressaltar que muitas vezes também não precisamos viajar para um mosteiro, convento e fazer um retiro espiritual na Semana Santa, podemos na nossa paróquia ou comunidade eclesial vivenciar os dias da semana e na nossa casa retirar um momento para a oração, reflexão, jejum. “Sem dúvida a Semana Santa é este momento em que Deus fala ao nosso coração, nos convida à reconciliação, ao perdão, à misericórdia, mas também à alegria da ressurreição, da vida nova em que somos chamados. A cruz neste tempo é certeza da nossa identidade de fé, sem ela não há caminho de vitória”, conclui.


Celebrações

As celebrações da Semana Santa, também conhecida como Semana Maior para os Católicos, têm início no Domingo de Ramos, que une num todo o triunfo real de Cristo e o anúncio de Sua Paixão. Na Sexta-feira Santa recorda-se o dia em que Cristo se entrega como vítima pela humanidade. Na noite do Sábado, segundo uma tradição Católica, celebra-se a chamada Vigília Pascal. E, por fim, o Domingo de Páscoa marca o início de um novo ciclo ou como é chamado ‘O Tempo Pascal’, que se estende por cinquenta dias, até a chamada Festa de Pentecostes.


Redação DomTotal


JOVENS DEDICAM PERÍODO À ENTREGA ESPIRITUAL

Nenhum comentário :

Postar um comentário