15/03/2016

O Papa estará no Instagram a partir do próximo 19 de março


A notícia foi dada por Mons. Dario Edoardo Viganò, Prefeito da Secretaria para a Comunicação, explicando que pode ser necessário uns 5 anos para a reforma da mídia do vaticano





vigano

Mons. Eduardo Viganó, Prefeito Das Comunicações No Vaticano




Depois do Twitter, o Papa Francisco chega agora à outra rede social bem conhecida: Instagram. A conta oficial do Papa, com o nome “Franciscus”, terá início no sábado, 19 de março, festa de São José. Quem deu a notícia foi o prefeito da Secretaria para a Comunicação, mons. Dario Edoardo Viganò, na apresentação do seu livro “Fedeltà è cambiamento – La svolta di Francesco raccontata da vicino”, (Fidelidade mudança – a reviravolta de Francisco contata de perto”, organizada na noite de ontem pela Fundação Biagio Agnes na Casa do Cinema, em Roma.


Com os jornalistas, o prelado falou das novas modalidades de comunicação introduzidas pelo Papa argentino: “Francisco – disse – segue os grandes ensinamentos da Igreja, mas ao mesmo tempo, mudou muito o seu modo de comunicar o pontificado. Não só simplificando a figura do Pontífice, mas também contando história e parábolas; basta pensar nas homilias de Santa Marta nas quais entra nos sentimentos das pessoas através do Evangelho”.


De acordo com Viganò, o Papa Bergoglio pode definir-se “um perfeito contador de histórias”, que representa plenamente “uma reviravolta do ponto de vista comunicativo”. Questionado sobre a reforma da mídia do Vaticano, o prefeito explicou que “a necessidade já surgiu no 2000” e que “há anos se fala de reforma”. “A plataforma digital pretende repensar de forma unitária de acordo com o modelo top down procurando compreender quem são os usuários, os nossos interlocutores. Faremos confluir em um único portal os textos, a rádio e os vídeos. Começamos a fazer grupos de trabalho mistos para juntar todas as coisas boas que existem”.


Sobre os tempos da reforma, segundo Mons. Viganò poderia ser “daqui aos próximos quatro anos. Este – acrescentou – será um ano importante porque vai haver a fusão de TV e Rádio”, em um único “Centro de Rádio e TV Vaticano”. “A ideia não é cortar, mas passar aos investimentos e queremos que cada euro gasto tenha, tanto a força comunicativa quanto a semente de missão apostólica. Para dar voz ao Papa pela interface simples, mas de “sistema complexo”.




O Papa estará no Instagram a partir do próximo 19 de março

Nenhum comentário :

Postar um comentário