19/03/2016

Papa: Episcopado «é sinônimo de serviço, não de honra»

Francisco presidiu hoje no Vaticano à ordenação de dois novos bispos para a Igreja Católica





Cidade do Vaticano, 19 mar 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu esta manhã, na solenidade de S. José, à ordenação de dois novos bispos e destacou a dimensão do “serviço” que deve reger a vida e todos os membros do episcopado.
Na homilia da eucaristia, na Basílica de São Pedro, o Papa argentino salientou que o episcopado “é sínônimo de serviço, não de honra” e que “ao bispo compete mais servir do que dominar” de acordo com o que Cristo disse no Evangelho aos seus discípulos: “Quem é o maior entre vós seja como o menor. E quem governa seja como quem serve”.

Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, Francisco salientou ainda que através da missão dos bispos “é Cristo que, de facto continua a pregar o Evangelho da salvação e a santificar os crentes, mediante os sacramentos da fé”.


“É Cristo que, na paternidade do bispo, adiciona novos membros ao seu Corpo, que é a Igreja. É Cristo que na sabedoria e prudência do bispo guia o povo de Deus na peregrinação terrena até à felicidade eterna”, frisou o Papa, que deixou ainda um pedido aos novos membros do episcopado:


“Amai com amor de pai e de irmão todos aqueles que Deus vos confiar. Antes de tudo, amai os sacerdotes e os diáconos (…) O primeiro próximo do Bispo é o seu presbítero, o primeiro próximo. Se tu não amas o primeiro próximo, não serás capaz de amar a todos. Próximos dos presbíteros, diáconos e dos vossos colaboradores. Mas também próximos dos pobres, os indefesos e aqueles que necessitam de acolhimento e ajuda”, exortou.


Na celebração deste sábado, dia 19 de março, Dia do Pai, o Papa Francisco presidiu à ordenação episcopal de D. Peter Brian Wells, núncio apostólico na África do Sul, Botswana, Lesotho e Namíbia; e de D. Miguel Ángel Ayuso Guixot, secretário do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.


JCP


 


Papa: Episcopado «é sinônimo de serviço, não de honra»

Nenhum comentário :

Postar um comentário