07/04/2016

Francisco recebe o primeiro-ministro da Croácia


A canonização do Beato Stepinac foi um dos temas discutidos na reunião


O Santo Padre Francisco recebeu esta manhã, quinta-feira, no Vaticano o primeiro-ministro da Croácia, Tihomir Oreskovic, em uma conversa que durou pouco mais de 20 minutos, com a ajuda de um intérprete.


Uma das questões que mais atraiu a atenção dos meios de comunicação, na Croácia, tem sido a possibilidade de que o Beato Stepinac Aloisio, possa ser canonizado. O bispo croata Stepinac foi condenado a dezesseis anos de prisão e trabalhos forçados pelo governo comunista acusado de “crimes contra o povo e o Estado”. Na prisão sofreu todo tipo de humilhações e ultrajes, até que morreu em 10 de fevereiro de 1960, porque aplicavam-lhe raios-X, todas as noites, de um espaço ao lado da cela que ocupava. João Paulo II o beatificou no dia 3 de outubro de 1998.


Na Croácia, instituiu-se uma comissão mista com representantes da Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa sérvia, querida pelo papa Francisco, para aprofundar sobre a atuação do arcebispo de Zagreb durante a Segunda Guerra Mundial e o período pós-guerra. Em várias ocasiões, o Papa Francisco disse que não tem dúvida sobre a santidade do bispo de Zagreb.


“Nas discussões cordiais – destaca um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé – comprovaram-se as boas relações existentes entre a Santa Sé e a República da Croácia, da qual a visita de hoje é uma expressão significativa, e foi confirmada a comum vontade de continuar o diálogo construtivo sobre temas bilaterais que se referem às relações entre a comunidade eclesiástica e a civil”.


Além disso, falando sobre questões internacionais e regionais “expressou-se a preocupação, em particular, pela crise humanitária dos refugiados do Oriente Médio, assim como pela situação de conflito em várias regiões do mundo e pelos atos que tentam minar as bases da convivência civil”.


Zenit




Francisco recebe o primeiro-ministro da Croácia

Nenhum comentário :

Postar um comentário