29/04/2016

Livro e prémio de jornalismo assinalam o 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais


Agência Ecclesia 28 de Abril de 2016, 



 Igreja Católica promove encontro com jornalistas a 5 de maio



Lisboa, 28 abr 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional das Comunicações Sociais vai assinalar o 50º Dia Mundial das Comunicações Sociais com a publicação de um livro que reúne as mensagens para esta Jornada e o lançamento do ‘Prémio de Jornalismo D. Manuel Falcão’.


De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a apresentação do livro “50 Mensagens” e o lançamento do prémio ‘D. Manuel Falcão’ vão acontecer na quinta-feira, 5 de maio, num encontro com jornalistas no âmbito do Dia Mundial das Comunicações Sociais.


A sessão, promovida pela secretariado da Conferência Episcopal para o setor dos meios de comunicação social, vai decorrer no Museu de São Roque em Lisboa, a partir das 16h00, onde o capelão da Irmandade de São Roque, padre António Vaz Pinto, fará uma apresentação sobre a temática da misericórdia.


A Mensagem para o 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, sobre o tema “Comunicação e Misericórdia: Um Encontro Fecundo”, vai ser apresentada pelo presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Pio Alves.


O diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, padre Américo Aguiar, inicia a sessão para fazer o enquadramento do prémio e apresentar o livro com as mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, de Paulo VI ao Papa Francisco.


O relacionamento dos pontífices com os meios de comunicação social vai ser analisado por Aura Miguel, vaticanista da Rádio Renascença, numa comunicação sobre “A relação de João Paulo II, Bento XVI e Francisco com os media”.


O encontro, dirigido a todos os profissionais dos meios de comunicação social e a colaboradores dos vários setores da pastoral das comunicações sociais da Igreja Católica, inicia às 16h00 com uma visita ao Museu de São Roque


D. Manuel Falcão nasceu a 10 de novembro de 1922 em Lisboa; após a conclusão do curso de Engenharia, entrou no seminário, em 1945, e foi ordenado padre pelo cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.


O novo sacerdote viria a distinguir-se pela promoção dos estudos de sociografia religiosa, a criação e lançamento do Secretariado das Novas Igrejas do Patriarcado, a criação do Secretariado de Informação Religiosa e a publicação do ‘Boletim de Informação Pastoral’ (1959-1970), seguida do ‘ Boletim Diocesano de Pastoral’ do Patriarcado (1968-1975).


D. Manuel Falcão foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em 1966, coadjutor de Beja em 1974, onde foi residencial entre 1980 e 1999, tendo falecido a 21 de fevereiro de 2012.


PR





Livro e prémio de jornalismo assinalam o 50.º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Nenhum comentário :

Postar um comentário