20/04/2016

Presidente do Governo Regional convidou Francisco a visitar o arquipélago em 2017

Vasco Cordeiro encontrou-se com o Papa na Praça de São Pedro


Cidade do Vaticano, 20 abr 2016 (Ecclesia) – O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, convidou hoje o Papa a visitar o arquipélago em 2017, durante um encontro que decorreu na Praça de São Pedro, no final da audiência pública semanal.


“Em representação da Região Autónoma do Açores e do povo açoriano tive a oportunidade de saudar sua santidade o Papa e de, além de ter deixado um convite formal por escrito, o convidar também verbalmente para visitar as ilhas dos Açores”, referiu Vasco Cordeiro, em declarações divulgadas pela Presidência do Governo Regional e enviadas à Agência ECCLESIA, após o encontro no Vaticano.


O responsável político deu conta a Francisco de “quão importante” seria a sua visita para a “esmagadora maioria” do povo açoriano.


Vasco Cordeiro assinalou ainda que este foi um momento “bastante marcante” do ponto de vista pessoal.


O presidente do Governo Regional dos Açores ofereceu ao Papa uma coroa do Espírito Santo, “um dos símbolos maiores da religiosidade do povo açoriano, um dos símbolos sob o qual se unem as nove ilhas, se une a diáspora”.


Um gesto que quis deixar “bem presente” a proximidade do povo dos Açores ao Papa Francisco.


Vasco Cordeiro diz esperar “com muita esperança” que seja possível a concretização da visita do Papa em 2017.


“Não tenho dúvidas que tal seria motivo de grande satisfação, de grande alegria para o povo dos Açores”, concluiu.


A visita aos Açores aconteceria aquando da deslocação do Papa argentino a Portugal, para as celebrações do centenário das aparições de Fátima, em maio de 2017.


O portal da Diocese de Angra, ‘Igreja Açores’, recorda que o o convite do presidente do Governo Regional dos Açores se junta ao que foi feito há um ano pelo então bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, que apresentou ao Papa as ilhas açorianas como “a ultraperiferia da Europa”.


O único Papa a visitar os Açores até hoje foi São João Paulo II, em maio de 1991, com passagens pelas ilhas da Terceira e de São Miguel.


CB/OC



Presidente do Governo Regional convidou Francisco a visitar o arquipélago em 2017

Nenhum comentário :

Postar um comentário