01/05/2016

1.º DE MAIO: MOVIMENTO MUNDIAL DE TRABALHADORES CRISTÃOS DENUNCIA ATAQUES A DIREITOS LABORAIS

Agência Ecclesia 01 de Maio de 2016, às 08:40


«Saída da crise debita todos os sacrifícios e perdas na conta dos trabalhadores»

Lisboa, 01 mai 2016 (Ecclesia) – O Movimento Mundial de Trabalhadores Cristãos (MMTC) denuncia na sua mensagem para o 1.º de Maio um “projeto” de saída da crise financeira que visa reduzir salários e direitos laborais.



“Em todo o mundo, o capital tem um projeto claro para sair da crise: diminuir os preços de matérias-primas e reduzir os salários e direitos dos trabalhadores a fim de garantir o aumento da sua taxa de lucro”, refere o documento, enviado à Agência ECCLESIA.


Para os responsáveis da organização, que tem como membro a Liga Operária Católica (LOC/MTC), de Portugal, a opção por esta saída da crise “debita todos os sacrifícios e perdas na conta dos trabalhadores”.


Os militantes do movimento apresentam trabalho como “direito humano” e afirmam a sua intenção de lugar pela criação de “trabalho digno” e a “implementação de políticas públicas que restituam todos os direitos dos trabalhadores”.


O MMTC sustenta que o aumento do desemprego e a redução de direitos laborais provocam “maior crise social”.


A crise económica, prossegue a mensagem, desdobra-se noutras crises, como a ambiental e a “crise de valores”.


Falando num “povo trabalhador revoltado”, o MMTC sai em defesa de direitos fundamentais como “terra, teto, trabalho, salário, saúde e educação”.


A nota recorda ainda situações como a crise dos migrantes, deslocados e refugiados, o trabalho escravo, o tráfico de pessoas e a exploração infantil, bem como o “grave acontecimento” das perseguições religiosas contra cristãos.


O MMTC apresenta-se como “um movimento operário, da classe trabalhadora, que procura desta forma entender melhor a vida dos que vivem do seu trabalho”.


OC




1.º DE MAIO: MOVIMENTO MUNDIAL DE TRABALHADORES CRISTÃOS DENUNCIA ATAQUES A DIREITOS LABORAIS

Nenhum comentário :

Postar um comentário