10/05/2016

Ecumenismo: Francisco alerta para «grave situação» dos cristãos no Médio Oriente

Mensagem do Papa ao patriarca ortodoxo copta do Egito


Cidade do Vaticano, 10 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem ao patriarca ortodoxo copta do Egito, Tawadros II, por ocasião do “dia da amizade copto-católica”, evocando a “grave situação” dos cristãos no Médio Oriente.

“Todos os dias, os meus pensamentos e orações estão com as comunidades cristãs no Egito e Médio Oriente, muitas das quais experimentam grandes dificuldades e situações trágicas”, escreve, numa carta divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.


Francisco partilha a “grande preocupação” do patriarca ortodoxo egípcio Tawadros II com as situações no Iraque e na Síria, onde os cristãos e outras minorias religiosas “enfrentam provações diárias”.


O Papa pede que a comunidade internacional seja capaz de “responder sabiamente e com justiça” a esta “violência sem precedentes”.


A missiva saúda ainda a aproximação entre católicos e coptas, “após séculos de mal entendidos e mesmo hostilidade”.


“Coptas e católicos podem testemunhar em conjunto valores importantes como a santidade e a dignidade de cada vida humana, a santidade do casamento e da vida familiar e o respeito pela criação”, observa o Papa.


Em 2013, Tawadros II, 118.º Papa de Alexandria, propôs a Francisco que, em cada ano, o dia 10 de maio fosse dedicado à celebração da festa do “amor fraterno” entre as duas comunidades cristãs.


Nessa ocasião, pela primeira vez desde a assinatura da declaração comum entre o Papa Paulo VI e o patriarca Shenouda III, em 1973, os representantes máximos das Igrejas Católica e Ortodoxa Copta reuniram-se e rezaram junto ao túmulo de São Pedro.


OC


 


Ecumenismo: Francisco alerta para «grave situação» dos cristãos no Médio Oriente

Nenhum comentário :

Postar um comentário