09/05/2016

Fátima preparada «para acolher o Papa» com novo altar

O novo altar do recinto de oração do Santuário de Fátima foi consagrado durante uma cerimônia presidida por António Marto. O reitor do local de culto destacou que com este novo espaço, todo o recinto fica preparado «para acolher o Papa»


O bispo da diocese de Leiria-Fátima presidiu à celebração da dedicação litúrgica do novo altar e à consagração do presbitério no recinto de oração do Santuário de Fátima, no último domingo, 8 de maio. A cerimônia contou com a presença de milhares de fiéis, entre os quais os participantes da Peregrinação Nacional de Jovens, também conhecida como Fátima Jovem.


Na homilia da celebração, António Marto explicou o simbolismo do ato de consagração. Para o prelado, esta dedicação interpela cada cristão a «oferecer» a Jesus as suas «mãos para acariciar os pequenos e os pobres», os braços «para acolher e apoiar quem é fraco e para trabalhar no serviços dos necessitados», a mente «para pensar e fazer projetos à luz das bem aventuranças e das obras de misericórdia», e, «sobretudo», oferecer o «coração para amar».


O novo presbitério conta com dois pisos sendo o piso inferior subterrâneo, essencialmente destinado a serviços de apoio, com acesso direto ao piso do presbitério por escadas e elevador. O projeto implicou uma reformulação da escadaria, informam os serviços de comunicação do santuário.


Além da estrutura da pala, faz parte da obra uma parede elevatória, junto do local onde fica a imagem de Nossa Senhora, uma escultura de Fernanda Fragateiro, bem como o ambão, o altar e as cadeiras da presidência, desenhados pelo arquiteto João Mendes Ribeiro. Duas peças projetadas pelo escultor Filip Moroder Dosso, a Cruz e o Cristo ressuscitados, têm 2,40 e 3 metros de altura, respetivamente.


Para Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, a obra permite dotar o recinto de um presbitério funcional. O novo espaço «marca a visibilidade do santuário» e todo o recinto fica preparado «para acolher os peregrinos», o que «é absolutamente relevante», disse à comunicação social, após a celebração.


«Neste horizonte do centenário creio que estão reunidas todas as condições para celebrarmos condignamente este momento e para acolher o Papa na grande peregrinação de maio do próximo ano», destacou.


Em relação à peregrinação aniversária de maio, «o que os peregrinos podem esperar é uma preparação das nossas celebrações litúrgicas de modo a que a sua experiência de fé seja a melhor, mas também um enriquecimento da oferta para que quem venha possa ser enriquecido com outro tipo de celebrações que lhe falem de Fátima e da sua Mensagem».


Fátima Missionária



Fátima preparada «para acolher o Papa» com novo altar

Nenhum comentário :

Postar um comentário