18/05/2016

«Ignorar o pobre é desprezar Deus», alerta o Papa

Francisco liga misericórdia divina à misericórdia para com «os pobres da terra»


Cidade do Vaticano, 18 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje no Vaticano para a necessidade de ajudar os “pobres da terra”, afirmando que “ignorar o pobre é desprezar Deus”.


“Ignorar o pobre é desprezar Deus, temos de aprender bem isto, ignorar o pobre é desprezar Deus”, insistiu, durante a audiência pública que decorreu esta manhã na Praça de São Pedro, perante milhares de peregrinos.


Dando continuidade ao ciclo de catequeses sobre a misericórdia, Francisco lamentou que “tanta gente finja não ver os pobres”


“Para eles, os pobres não existem”, observou.


A intervenção ligou a misericórdia de Deus à misericórdia de cada pessoa para com o seu “próximo”.


“Quando esta falta, também a misericórdia de Deus não encontra espaço no nosso coração fechado, não pode entrar. Se eu não abrir a porta do meu coração ao pobre, essa porta permanece fechada, mesmo para Deus, e isto é terrível”, declarou.


O Papa partiu de uma passagem do Evangelho de São Lucas, na qual Jesus apresenta a parábola do homem rico e do pobre Lázaro, ao qual o rico não prestou atenção.


“Nenhum mensageiro e nenhuma mensagem poderão substituir os pobres que encontramos no caminho, porque neles se encontra o próprio Jesus”, assinalou.


Segundo Francisco, a figura de Lázaro – que ao contrário do homem rico é tratado pelo seu nome próprio – “representa bem o grito silencioso dos pobres de todos os tempos e a contradição de um mundo cujas imensas riquezas e recursos estão nas mãos de poucos”.


O homem abastado retratado na parábola de Jesus, explicou o Papa, viveu “fechado” no seu mundo de luxo, sem ter em conta a lei de Deus ou o sofrimento dos próximos.


“Será condenado, portanto, não pelas suas riquezas, mas porque foi incapaz de sentir compaixão por Lázaro e de o socorrer”, precisou.


No final do encontro, o Papa saudou os peregrinos e visitantes de língua portuguesa, em particular as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e um grupo da Póvoa de Varzim


“Desejo que a peregrinação ao túmulo dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo fortaleça, nos vossos corações, o sentir e o viver em Igreja, sob o terno olhar da Virgem Mãe. Aprendamos com Ela a ler os sinais de Deus na história, para ser construtores duma humanidade nova. Deus vos abençoe, a vós e aos vossos familiares”, disse.


OC



«Ignorar o pobre é desprezar Deus», alerta o Papa

Nenhum comentário :

Postar um comentário