17/05/2016

Papa contra criação de «guetos» para migrantes e refugiados

Francisco apela a coexistência entre cristãos e muçulmanos, criticando laicidade que desvalorize religiões


Paris, 17 mai 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse em entrevista ao jornal católico francês ‘La Croix’, publicada hoje, que a “pior forma” de receber migrantes e refugiados na Europa. é coloca-los num “gueto”.


“A pior forma de acolhimento é ‘guetizar’ estas pessoas. Pelo contrário, é necessário integrá-las”, afirmou.


Francisco recordou, a este respeito, que os autores dos atentados em Bruxelas eram belgas, filhos de imigrantes, que cresceramA« “num gueto”.


A entrevista aos jornalistas Guillaume Goubert e Sébastien Maillard decorreu na Casa Santa Marta, a 9 de maio.


O Papa foi questionado sobre a capacidade da Europa em acolher tantos imigrantes e respondeu que as portas “não podem ser abertas de formas irracional”, mas indicou que é necessário interrogar-se sobre questões fundamentais, como a origem da fuga de milhões de pessoas.


“Os problemas iniciais são as guerras no Médio Oriente e África e o subdesenvolvimento do continente africano, que provoca a fome”, referiu.


Francisco voltou a apontar o dedo a um sistema económico que caiu na “idolatria do dinheiro” e sustentou que “um mercado completamente livre não funciona”.


A entrevista aborda depois o tema da coexistência entre cristãos e muçulmanos, com o Papa a rejeitar o “medo do Islão”, enquanto tal, considerando que os receios se devem à ação do autoproclamado Estado Islâmico e à sua “guerra de conquista”.


Papa questiona a forma como “um modelo muito ocidental de democracia” foi exportado para países como o Iraque ou a Líbia.


“Não podemos avançar sem levar em consideração estas culturas”, observou.


Francisco pede ainda que a laicidade seja respeitadora da liberdade religiosa, incluindo a liberdade de “exteriorizar a própria fé”.


“Se uma mulher muçulmana quer usar o véu, deve poder fazê-lo, assim como um católico que queira usar um crucifixo. As pessoas devem ser livres para professar a sua fé no coração da própria cultura e não à margem dela”, explicou.


O Papa lamentou, por isso, que em França haja quem, em nome da laicidade, considere as religiões como “subculturas, em vez de culturas propriamente ditas, com os seus direitos”.


OC



Papa contra criação de «guetos» para migrantes e refugiados

Nenhum comentário :

Postar um comentário