27/05/2016

Solenidade de Corpus Christi na paróquia de Santo Afonso, em Fortaleza (26/05/2016)

A paróquia de Santo Afonso em Fortaleza celebrou a festa de Corpus Christi no final da tarde de quinta, 26 de maio, com a tradicional procissão pelas ruas do bairro da Parquelândia, com paradas em algumas residências dos setores paroquiais, com a solene bênção do Santíssimo para todos os moradores. Na sequência, a procissão acompanhou o Santíssimo para a Matriz, com a celebração da santa Missa.

A solenidade de Corpus Christi ocorre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, alusiva à quinta-feira santa, a instituição do sacramento da eucaristia por Nosso Senhor Jesus Cristo. Corpus Christi significa Corpo de Cristo. A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim”.

“A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.”


(Adaptado da Wikipedia)


Confira alguns momentos:



 



Solenidade de Corpus Christi na paróquia de Santo Afonso, em Fortaleza (26/05/2016)

Nenhum comentário :

Postar um comentário