29/06/2016

Ban Ki-moon condena atentado na Turquia

Secretário-geral das Nações Unidas sublinha a necessidade da intensificação dos esforços regionais e internacionais para combater o extremismo violento e o terrorismo


Numa nota emitida pelo seu porta-voz, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o atentado terrorista no Aeroporto Internacional Atakurk, em Istambul, na Turquia, que provocou pelo menos 36 mortos e mais de uma centena de feridos, na noite de terça-feira, 28 de junho.


Os ataques, que se presumem ter sido da autoria do Estado Islâmico, foram realizados por três bombistas suicidas, que se fizeram explodir dentro do terminal. Testemunhas relataram ainda que pelo menos um dos atacantes estava munido de uma metralhadora Kalashnikov, e que disparou vários tiros antes de detonar os explosivos.


Na sua mensagem, Ban Ki-moon expressa profunda solidariedade para com os familiares das vítimas, pede que os responsáveis pelo ataque sejam rapidamente identificados e levados à justiça, e coloca-se ao lado da Turquia no combate ao terrorismo.


Segundo o ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, a maioria das vítimas mortais são de nacionalidade turca, mas também há estrangeiros entre os mortos e feridos. O aeroporto Ataturk é um dos três mais movimentados da Europa. Em 2015 passaram pelo terminal cerca de 61 milhões de passageiros.


Fátima Missionária



Ban Ki-moon condena atentado na Turquia

Nenhum comentário :

Postar um comentário