09/06/2016

Francisco vai visitar antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Birkenau

Vaticano revela programa do Papa para encontro mundial de jovens em Cracóvia


Cidade do Vaticano, 09 jun 2016 (Ecclesia) – O Vaticano publicou hoje o programa oficial da visita do Papa Francisco à Polônia, por ocasião da jornada mundial da juventude que vai decorrer em Cracóvia entre 26 a 31 de julho.


Na agenda do Papa argentino, avançada pela sala de imprensa da Santa Sé, estão confirmadas visitas aos antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Birkenau, no dia 29 de julho.


Durante a sua permanência no local, o Papa rezará junto ao chamado “muro da morte”, no Bloco n.11, e na cela de São Maximiliano Kolbe.


Antes disso, depois de aterrar em solo polaco, no dia 27, Francisco vai encontrar-se com o presidente da República da Polónia, Andrzej Duda, com membros do governo daquele país e com os bispos e responsáveis pela Conferência Episcopal polaca.


Além do encontro com os representantes católicos, o Papa terá ainda oportunidade de rezar na Catedral de Cracóvia e no templo nacional de Wawel, onde estão as relíquias do bispo e mártir São Estanislau.


No dia 28, destaque para a missa que Francisco irá celebrar no Santuário Mariano de   Cz?stochowa , por ocasião dos 1050 anos do Batismo da Polónia.


Neste mesmo dia, o Papa vai saudar os participantes da 31.ª jornada mundial da juventude, durante um encontro no Parque de Blonia, um dos maiores da Europa.


Próximo daquele local, vai ser montada uma “Área da Reconciliação”, com centenas de confessionários abertos aos jovens que queiram confessar-se, e também uma tenda para a adoração ao Santíssimo.


No dia 30, o programa de Francisco na Polónia inclui uma visita ao Santuário da Divina Misericórdia, em Cracóvia, e à Basílica de Lagiewniki, onde celebrará uma missa com sacerdotes e consagrados de toda a Polónia.


O horário que foi delineado prevê ainda uma deslocação ao Santuário de São João Paulo II, acompanhada pelos jovens.


Os dois santuários referidos são igrejas jubilares, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia que está a decorrer, pelo que será também uma ocasião para Francisco atravessar as respetivas “portas santas” e convidar à prática da misericórdia e da solidariedade para com todos.


A edição deste ano da jornada mundial da juventude termina em Brzegi, num “Campus da Misericórdia” com mais de 200 hectares e onde decorrerão a vigília e a missa conclusiva do evento, que deverá ser acompanhada por cerca de 2,5 milhões de pessoas.


Durante a vigília, jovens de vários países vão ter oportunidade de expressar ao Papa as suas preocupações e dificuldades, desde o desemprego às dependências, passando pelas perseguições a que estão sujeitos nos dias de hoje.


A 31.ª jornada mundial da juventude tem como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia” e deverá contar com a participação de cerca de cinco mil jovens portugueses.


JCP



Francisco vai visitar antigos campos de concentração nazis de Auschwitz e Birkenau

Nenhum comentário :

Postar um comentário