06/06/2016

Papa preside à 15ª reunião do seu conselho consultivo de cardeais

Encontro acontece após criação de nova congregação e alterações legislativas para casos de abusos sexuais


Cidade do Vaticano, 06 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa reúne-se entre hoje e quarta-feira com o conselho consultivo de cardeais (C9) que criou para o aconselharem na reforma da Cúria Romana.


A 15ª reunião do chamado ‘C9’ decorre à porta fechada, no Vaticano, e acontece depois de no sábado o Vaticano ter anunciado a criação de uma nova Congregação para os Leigos, a Família e a Vida, bem como alterações legislativas para casos de abusos sexuais.


De acordo com a proposta do Conselho dos Cardeais, no novo departamento irão confluir, a partir de 1 de setembro de 2016, os atuais Conselhos Pontifícios para os Leigos e para a Família.


O Estatuto estabelece que o organismo da Santa Sé vai ser presidido por um prefeito, coadjuvado por um secretário, que poderá ser leigo, e por três subsecretários leigos.


Ainda no sábado foi divulgado o Motu proprio do Papa Francisco “Como uma mãe amorosa’, que reforça a necessidade da vigilância dos bispos na proteção dos menores e dos adultos vulneráveis.


O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, sublinhou que, com esta modificação, o Papa precisa que entre as “causas graves” que justificam a remoção dos ofícios eclesiásticos, também dos bispos, está a “negligência” em relação aos casos de abusos sexuais.


O Conselho dos Cardeais é coordenado por D. Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga (Honduras) e composto por D. Pietro Parolin (secretário de Estado do Vaticano), D. Giuseppe Bertello (Governatorato vaticano), D. Francisco Javier Errazuriz Ossa (Chile), D. Osvald Gracias (Índia), D. Reinhard Marx (Alemanha), D. Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo), D. Sean O’Malley (EUA), D. George Pell (Austrália, prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé); o secretário é o bispo de Albano (Itália), D. Marcello Semeraro.


OC



Papa preside à 15ª reunião do seu conselho consultivo de cardeais

Nenhum comentário :

Postar um comentário