24/06/2016

Papa presta homenagem ao «martírio» da primeira nação cristã da história

Francisco iniciou programa oficial com visita de caráter ecuménico à sede apostólica de Etchmiadzin


Etchmiadzin, Armênia, 24 jun 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco homenageou hoje a história de fé e “martírio” na Armênia, considerada a primeira nação cristã da história, durante uma visita à sede apostólica de Etchmiadzin, nos arredores da capital.


“Queira o Senhor abençoar-vos por este luminoso testemunho de fé, que demonstra de maneira exemplar, com o sinal eloquente e sagrado do martírio, a poderosa eficácia e fecundidade do Batismo recebido há mais de mil e setecentos anos, que se manteve um elemento constante da história do vosso povo”, declarou Francisco, que entrou na Catedral da Igreja Apostólica Arménia acompanhado pelo patriarca desta comunidade, Karekin II.


Os dois responsáveis trocaram simbolicamente um abraço de paz diante do altar-mor, após terem beijado a cruz e o livro dos Evangelhos.


“Para a Arménia, a fé em Cristo não foi uma espécie de vestido que se põe ou tira segundo as circunstâncias e conveniências, mas um elemento constitutivo da sua própria identidade”, declarou o papa.


A Arménia celebrou em 2015 o centenário das perseguições do Império Otomano contra os cristãos, que segundo os seus responsáveis teriam provocado a morte de 1,5 milhões de pessoas num “genocídio”; esta visão é rejeitada pela Turquia, para quem o número de arménios mortos, nos combates que se sucederam ao levantamento das populações, não supera os 500 mil.


Após a recitação de um salmo, Francisco pronunciou a sua primeira intervenção em solo arménio, mostrando-se “comovido” por estar num local que testemunha a história desse povo.


“Considero um dom precioso de Deus poder-me aproximar do santo altar donde refulgiu a luz de Cristo na Arménia”, explicou.


Menos de uma hora depois de ter chegado ao aeroporto internacional de Erevan, para uma visita de três dias, o Papa agradeceu a “amizade e a caridade fraterna” da Igreja Apostólica Arménia.


“Curvo-me diante da misericórdia do Senhor, que quis que a Arménia se tornasse a primeira nação, desde o ano de 301, a acolher o cristianismo como sua religião, numa época em que grassavam ainda as perseguições no Império Romano”, acrescentou.


O pontífice sublinhou depois o caminho de aproximação, nas últimas décadas, entre a Igreja Católica e a Igreja Apostólica Arménia, “através dum diálogo sincero e fraterno”.


“O mundo está, infelizmente, marcado por divisões e conflitos, bem como por graves formas de pobreza material e espiritual, incluindo a exploração das pessoas, mesmo de crianças e idosos, e espera dos cristãos um testemunho de estima mútua e colaboração fraterna”, assinalou.


O Papa defendeu que o diálogo ecuménico “impede a instrumentalização e manipulação da fé” e abre “caminhos de reconciliação” entre nações e civilizações.


Francisco é o primeiro Papa a visitar a Arménia desde a viagem de São João Paulo II, em 2001.


O programa desta sexta-feira incluiu uma visita ao Palácio Presidencial, para uma reunião privada com o presidente Serzh Sargsyan seguida do encontro com as autoridades civis e o corpo diplomático; Francisco vai depois encontrar-se de novo com o patriarca Karekin II.


O palácio apostólico de Etchmiadzin, sede do ‘catholicos’ dos arménios, será a residência oficial do Papa até domingo.


OC



Papa presta homenagem ao «martírio» da primeira nação cristã da história

Nenhum comentário :

Postar um comentário