07/07/2016

Aumento de golpes deixa WhatsApp em alerta


Do UOL, em São Paulo








 Tentativas de golpes têm sido mais comuns no aplicativoTentativas de golpes têm sido mais comuns no aplicativo







Com o aumento no número de golpes e mensagens falsas que circulam pelo aplicativo de mensagens, o WhatsApp disse em um comunicado enviado à imprensa que não usa o próprio app para se comunicar com os usuários. A empresa garante ainda “trabalhar cuidadosamente para reduzir as mensagens indesejadas que chegam pelo sistema.”


Nos últimos meses, empresas de segurança digital descobriram uma série de golpes aplicados pelo WhatsApp como o de falsos descontos ou ainda promessas ilusórias relacionadas ao próprio aplicativo –como campanhas que prometem liberar novos emojis, recurso de videochamada ou dedurar todos os usuários que visitaram o seu perfil


“Mensagens indesejadas podem chegar ao usuário de várias formas como spam, fraudes e vírus”, alerta o WhatsApp. A equipe do app diz que todas essas mensagens tentam enganar os usuários.


Estranhe recompensas ou punições


A empresa, portanto, pede atenção dos usuários principalmente em mensagens cujo remetente afirma ser filiado do WhatsApp, com instruções para encaminhar o conteúdo, com ameaças de possíveis punições ou com promessas de recompensa ou presente.


Tenha um antivírus no celular


Para se precaver de páginas maliciosas, a sugestão é já conhecida: evite clicar em links desconhecidos. Baixar um antivírus também pode ajudar (conheça algumas boas opções aqui).  É importante mantê-los atualizados para que possam desempenhar melhor suas funções.


Nunca repasse a mensagem


O recomendado, segundo o WhatsApp, é bloquear o remetente, desconsiderar a mensagem e apagá-la. “Para evitar expor os seus contatos a potenciais danos, nunca encaminhe essas mensagens a eles”, acrescenta a empresa.




Aumento de golpes deixa WhatsApp em alerta

Nenhum comentário :

Postar um comentário