20/07/2016

JMJ2016: Papa envia mensagem antes de viagem à Polônia

Francisco confessa expectativa pelo encontro com jovens de todo o mundo



Cidade do Vaticano, 19 jul 2016 (Ecclesia) – O Papa divulgou hoje uma mensagem aos participantes na próximo Jornada Mundial da Juventude (JMJ), confessando a sua expectativa pelo encontro em Cracóvia (Polónia).


“Sinto um grande desejo de vos encontrar para oferecer ao mundo um novo sinal de harmonia, um mosaico de rostos diferentes, de tantas raças, línguas, povos e culturas, mas todos unidos no nome de Jesus, que é o Rosto da Misericórdia”, afirmou, na intervenção agora disponível no YouTube.


A intervenção acontece a uma semana do início da 31ª JMJ, que vai ser concluída pelo pontífice argentino.


“Queridos jovens de várias partes da Europa, África, América, Ásia e Oceânia! Abençoo também os vossos países, anseios e passos rumo a Cracóvia, para que seja uma peregrinação de fé e fraternidade”, referiu.


Francisco agradeceu aos jovens polacos que estão a preparar o evento “por tudo aquilo que estão a fazer e pelo amor com o qual fazem”.


A mensagem evoca o tema desta JMJ, ‘Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’


“Tudo será vivido sob o signo da Misericórdia, neste Ano Jubilar, e com grata e devota memória de São João Paulo II, o artífice das Jornadas Mundiais da Juventude e guia do povo polaco no seu caminho histórico recente rumo à liberdade”, realçou o Papa.


A intervenção deixou depois uma palavra para a população polaca.


“Sinto que é um grande dom do Senhor ir até vós, porque são um povo que na sua história passou por muitas provações, algumas muito duras, mas avançou com a força da fé, sustentado pela mão materna da Virgem Maria”, declarou.


Em conclusão, Francisco antecipa a sua “peregrinação” ao Santuário de Czestochowa na próxima semana e deixa uma palavra especial às famílias”.


O próximo encontro mundial de jovens realiza-se entre 26 a 31 de julho, com um programa religioso e cultural, prevendo-se a participação de cerca de 7 mil portugueses num total de 335 mil inscritos.


A organização prevê que as grandes celebrações conclusivas, presididas pelo Papa Francisco, reúnam até 2 milhões de pessoas.


Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.


OC



JMJ2016: Papa envia mensagem antes de viagem à Polônia

Nenhum comentário :

Postar um comentário