13/07/2016

Jovens iraquianos recitarão Pai Nosso na língua de Jesus durante a JMJ

(ACI).- Alguns jovens iraquianos terão uma missão especial durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 26 a 31 de julho, em Cracóvia, na Polônia. Eles rezarão diante do Papa Francisco o Pai Nosso em aramaico, a língua de Jesus, durante a Via Sacra.


“Será um momento importante para todos nós, para ser confirmados na fé e na comunhão com toda a Igreja de Cristo”, declarou à agência vaticana Fides o Bispo caldeu Basel Salim Yaldo.


Juntamente com Dom Bashar Warda, Arcebispo da Arquidiocese caldeia de Irbil, e cerca de dez jovens sacerdotes e sete freiras, Dom Yaldo acompanhará os mais de 200 jovens iraquianos que participarão da JMJ.



Dom Yaldo ressalta que ao celebrar na Jornada a Via Sacra, “com a qual a Igreja revive a Paixão de Cristo, olharemos também para os sofrimentos do nosso país à luz dos sofrimentos de Jesus”.


“Naqueles dias, os jovens e as jovens iraquianos falarão de suas próprias experiências com os jovens provenientes de todas as partes do mundo. E, ao regressar, convocaremos um encontro nacional em que os jovens que estiveram em Cracóvia contarão a todos a sua experiência”, adiantou.


Para o Bispo caldeu, dessa maneira, poderão “comprovar que se pode viver a esperança cristã e a comunhão alegre com toda a Igreja, inclusive nas condições difíceis em que nos encontramos a viver”.


“Assim – acrescentou –, nos daremos conta de que não é preciso fugir, emigrar e que é belo poder viver o dom da alegria cristã nos lugares onde nascemos e onde encontramos Jesus, ouvindo o anúncio do Evangelho”.


De acordo com a agência vaticana Fides, os jovens iraquianos que se preparam para participar da JMJ em Cracóvia são provenientes em grande parte das dioceses de Bagdá, Kirkuk e Irbil. Entre eles há ainda pessoas que vivem como refugiadas na capital da região autônoma do Curdistão iraquiano, depois de terem sido obrigadas a abandonar com as próprias famílias os vilarejos da Planície de Nínive.


Eles estão se preparando para a Jornada com encontros comunitários e, no dia 19 de julho, antes de partir para a Polônia, farão uma jornada de oração, cantos e celebrações sacramentais marcados pelo Jubileu da Misericórdia.



Jovens iraquianos recitarão Pai Nosso na língua de Jesus durante a JMJ

Nenhum comentário :

Postar um comentário