05/07/2016

LIVRO - AO ENTARDECER: VICENTE LEAL DE ARAÚJO, MINISTRO APOSENTADO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Na manhã deste (05/07/2016), das mãos do amigo, ministro Vivente Leal, ganhei o belo livro, com o seguinte autógrafo: “Ao meu nobre amigo Geovane Saraiva, com a expressão maior da minha admiração e da minha estima”.


Ângelo Leal disse:

Sentimentos de um homem que palmilhou os caminhos da sua vida profissional com grande sucesso, sintonizado, também, com as coisas simples do cotidiano, manifestação de afeto à sua terra natal e a sua gente. Fico feliz por ele ter presenteado o nosso querido padre Geovane Saraiva com um exemplar de O Entardecer.

Um abraço meu irmão Vicente Leal.



Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Vicente Leal de Araújo.



O livro editado pela Le Calmon possui 225 páginas é um trabalho que ele qualifica como “gritos da alma”.

“Enquanto ligado às obrigações dos cargos públicos, seja como militar, seja como juiz, não me sobrava tempo para o diletantismo do espírito. Livre dos deveres do ofício judicial, pensei em elaborar, sem prévio planejamento, alguns textos, abordando temas os mais diversos, na sua maioria expressivos de recados da alma e de sentimentos retidos”, escreveu o autor no tópico introdutório “A título de explicação”.

A maioria dos textos escolhidos já tinham sido publicados em jornais de Teresina, Brasília e João Pessoa, mas a real intenção sempre foi condensá-los e divulgá-los em um livro.

“Ao entardecer”, como deixa muito claro o autor no texto de apresentação, não reúne ensaios, nem crônicas. “São ideias proclamadas por quem já não tem um púlpito para viabilizar suas crenças”, afirma Vicente.

Nos 75 textos selecionados para compor o livro, estão registros memoriais de pessoas que passaram pela vida do autor ou ainda avaliações que ele entendeu como merecedoras de reflexão.

O questionamento da política vigente na sociedade transita em boa parte dos escritos, seja por meio de críticas mais incisivas ao que está posto ou por reflexões sobre a própria atividade que desempenhou durante parte da vida.

Cartas endereçadas a amigos que partiram e à esposa Nazaré também integram a compilação. Mesmo com destinatários certos, os temas de amor e saudade retratados são capazes de adentrar qualquer endereço.


LIVRO - AO ENTARDECER: VICENTE LEAL DE ARAÚJO, MINISTRO APOSENTADO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Nenhum comentário :

Postar um comentário