12/07/2016

Santuário vai acolher encontro nacional de liturgia centrado no Jubileu da Misericórdia

Um evento para quem quer «aprofundar a sua participação ativa» na vida da Igreja, realça responsável pelo setor



Lisboa, 12 jul 2016 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional da Liturgia vai promover entre os dias 25 e 29 de julho, no Santuário de Fátima, um encontro nacional de pastoral litúrgica que terá como tema “Liturgia: cume e fonte da misericórdia”.Numa mensagem publicada online, o presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, D. José Cordeiro, desafia à presença de todos quantos querem “cada vez mais aprofundar a sua participação ativa, consciente e frutuosa” na vida da Igreja Católica, a começar pela eucaristia.

“Sobretudo aqueles que sentem este desejo de experimentar a alegria da oração, da liturgia, como fonte da espiritualidade, como escola da fé”, realça o bispo de Bragança-Miranda.


Inserido no Ano Jubilar da Misericórdia, que a Igreja Católica está a viver em todo o mundo, o encontro nacional sobre Liturgia em Fátima vai contar com vários especialistas do setor.


A começar pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, que vai abordar “a misericórdia na celebração da eucaristia”.


“Quando nós falamos em misericórdia pensamos imediatamente no sacramento da penitência e da reconciliação, não na eucaristia. Mas a verdade é que todos os sacramentos são manifestação da misericórdia divina”, realça o sacerdote.


Aquele responsável refere ainda que “a celebração da eucaristia, fazendo as pessoas experimentar a misericórdia de Deus, impulsiona-as também para a missão”.


O padre Manuel Morujão, da Companhia de Jesus, vai levar ao encontro o tema “A celebração da penitência, abraço da misericórdia”.


“Olhando para o panorama eclesial, talvez este sacramento passe por uma crise”, admite o sacerdote jesuíta, salientando que a confissão não deve ser vista como “uma obrigação”.


Mas sim “um direito a ter um encontro personalizado com a misericórdia de Deus” e uma forma das pessoas encontrarem “a solução para os seus problemas”, acrescenta.


Ainda no que toca às conferências, o programa do 42.º encontro nacional de Pastoral Litúrgica prevê a abordagem do tema da misericórdia nas “indulgências” concedidas pela Igreja Católica, nas várias formas de “piedade popular” e no ato da “peregrinação”.


A música vai ter também um lugar de destaque, enquanto “porta” para a vivência da fé e da liturgia.


Segundo o diretor do Serviço Nacional de Música Sacra, padre António Cartageno, “o encontro deste ano prevê um concerto espiritual dedicado inteiramente à temática da misericórdia”.


Outro setor que estará representado é o Serviço Nacional de Acólitos, fundamental para o apoio à liturgia e em particular à eucaristia.


Participar “ajuda” os acólitos “a perceberem como se podem e devem adaptar a cada espaço, a cada circunstância”, frisa o responsável pelo setor, padre Luís Leal.


Os depoimentos atrás resumidos estão disponíveis na página de youtube alusiva ao encontro nacional, da responsabilidade do Secretariado Nacional da Liturgia.


JCP


 


Santuário vai acolher encontro nacional de liturgia centrado no Jubileu da Misericórdia

Nenhum comentário :

Postar um comentário