12/07/2016

Ser do Bem conscientiza sociedade sobre a importância de manter bons hábitos

O projeto promove oportunidades para mudança de atitudes em relação ao bem-estar e os cuidados com o mundo.





Foto: Divulgação / C.Rolim Engenharia
Primeira Praça do Bem, lançada em junho, tem intenção de estimular gentilezas urbanas

Com o objetivo de proporcionar a interação e o desenvolvimento humano por meio de atividades de responsabilidade social, saúde, bem estar e proteção ambiental, a C.Rolim Engenharia idealizou o Ser do Bem, um conjunto de ações para o bem estar de todos que respeitam e querem o melhor da vida. O projeto promove oportunidades para mudança de atitudes em relação ao bem-estar e os cuidados com o mundo.


Cumprindo a missão do projeto, em junho deste ano, a C. Rolim Engenharia lançou, no bairro Cocó, a sua primeira “Praça do Bem”. Com o intuito de dar utilidade aos terrenos adquiridos para construção dos seus empreendimentos entre o período de aquisição desses e o início de suas obras, intervalo que dura em torno de um ano e meio, a construtora optou por oferecer mais uma opção de espaço público.


A intenção é a promoção de ações que estimulem as gentilezas urbanas, estimulando a convivência saudável das pessoas nos espaços públicos da cidade. A “Praça do Bem” é itinerante, o que trará oportunidade de uso para moradores de outros bairros em futuros empreendimentos da construtora.
 
Melodia
A primeira praça está situada no local onde será erguido o empreendimento Melodia (Rua Bento Alburquerque, 2010 – Cocó), em um terreno de 2000m². O nome do novo prédio inspirou e motivou o desenvolvimento dos brinquedos da praça, que lembram instrumentos musicais, e a oferta de um pequeno anfiteatro para apresentações artísticas. Os brinquedos foram pensados visando a reciclagem, com a reutilização e reinvenção dos materiais comuns em canteiros de obra. O xilofone gigante, por exemplo, foi construído com eucalipto e sobras de rodapé de alumínio. Canos de PVC utilizados em instalações hidráulicas dos edifícios foram transformados em uma escultura interativa capaz de reproduzir sons diversos. Já a arquibancada do anfiteatro foi feita com pallets reaproveitados e pintados com sobras de tinta de outras obras.
 
Além disso, carretéis de cabos elétricos descartados foram reutilizados e transformados em mesas para uma área de piquenique. Pneus foram transformados em jardineiras nas paredes e todo o espaço recebeu o plantio de mudas de árvores que serão, futuramente, doados às pessoas e outros espaços públicos permanentes da cidade. Foi instalado também um sistema de filtro de águas cinzas, que trata e reutiliza a água dispensada pelas instalações do stand do empreendimento.


Os bancos bloco, origami e bola foram produzidos a partir de madeira de reflorestamento e instalados de tal forma que possam ser relocados para outros espaços desocupados, reconfigurando assim, novas praças itinerantes. Por fim, a praça também conta com um estacionamento para bicicletas com paraciclos personalizados e lúdicos.


Para Ticiana Rolim, diretora comercial e de marketing da C. Rolim Engenharia, iniciativas como essa fazem parte daquilo que a C. Rolim Engenharia acredita como possível e essencial. “A Praça do Bem é um espaço de excelente qualidade urbana, criativa e educativa, ofertada em um terreno particular, mas que agora estará aberto à comunidade promovendo lazer e convivência na cidade. Ficávamos em torno de um ano e meio com o terreno limpo, pronto para receber o empreendimento, mas sem proveito. Então tivemos essa ideia da praça itinerante para dar utilidade em favor do público em geral, da comunidade. E quando a praça sair desse empreendimento onde atualmente está instalada, ela irá para outro terreno da C. Rolim Engenharia. Dessa forma, teremos sempre um terreno da construtora ocupado por uma praça para uso”, afirmou Ticiana.
 
Meio ambiente





Foto: Divulgação / C.Rolim Engenharia
Em abril, o Ser do Bem doou mais 50 caixas-ninho para preservação do periquito cara-suja

Também por meio seu projeto Ser do Bem, foi realizada, em abril, uma ação especial em prol do meio ambiente. Dessa vez, o grande beneficiado foi o projeto Aquasis, que atua na preservação do pássaro periquito cara-suja, na região da Serra de Guaramiranga.


Para se reproduzir, essa espécie de ave, que está em extinção, precisa de caixas-ninho apropriadas e a ONG só contava com 45 unidades desses abrigos espalhadas pela Serra. Para aumentar essa capacidade, o Ser do Bem doou mais 50 caixas-ninho para a iniciativa do Aquasis, dobrando a possibilidade de propagação da espécie.


Saiba mais
Alguns estudos mostram que os exercícios físicos e a qualidade de vida têm sido colocados em segundo plano para a maior parte da população, ocasionando doenças cardíacas, hipertensão e obesidade.


Devido a essa deficiência de assistência e prioridade na manutenção da saúde e bem-estar, a C. Rolim Engenharia lançou, em 2011, o Projeto Ser do Bem. Trata-se de uma iniciativa que visa ajudar a sociedade a se conscientizar sobre a manutenção dos bons hábitos: fazer exercícios físicos, cuidar da saúde e respeitar o meio ambiente. Esse projeto tem a finalidade de demonstrar por meio de ações sociais a importância de se cultivar bons hábitos e de manter a saúde do corpo e da mente.


São realizados diversos eventos e ações dentro do Ser do Bem. O primeiro evento realizado foi o Passeio Ciclístico pela Beira-Mar no final de novembro de 2011.


Dentre as inúmeras atividades realizadas, o projeto  destaca as ações voltadas ao Dia da Mulher e ao Dia das Crianças, as Blitz Verdes com distribuição de mudas de plantas de espécies regionais ou em extinção para a população e de panfletos sobre conscientização ambiental, o acompanhamento da saúde do colaborador através da realização do Circuito de Saúde (doação de sangue, vacinação, exames de glicemia e pressão) e do RH Itinerante (presença mensal da psicóloga da empresa na obra para conversar com os colaboradores), além do programa de massoterapia nas obras e no escritório central. Destaca-se, ainda, o incentivo à pratica de esportes, através do patrocínio de inscrições em corridas de rua, individuais e de revezamento, e da realização dos campeonatos internos de futebol, vôlei de praia e tênis de mesa.


Com informações do projeto Ser do Bem



Ser do Bem conscientiza sociedade sobre a importância de manter bons hábitos

Nenhum comentário :

Postar um comentário