09/08/2016

A lição de fé do cego Bartimeu

Que queres que te faça? – perguntou-lhe Jesus


Ninguém sabe quanto tempo se assentou na estrada poeirenta de Jericó, com a mão estendida, em busca de esmolas, o pobre cego Bartimeu. Acostumara-se com as rudes multidões que passavam gritando e praguejando; de vez em quando recebia de um viajante piedoso uma ou outra moeda. Naquele dia, porém, havia uma agitação geral e desusada. Transeuntes se apressavam, falando em altas vozes. O cego indaga.


– É Jesus, o Nazareno, que vai passar – responderam.


A vibração do nome de Jesus trouxe grande esperança ao coração do mendigo. Era Jesus, o amigo dos cegos, dos pobres, dos transviados! Era Jesus, o grande Médico.


Então clamou, com a alma invadida pela :


– Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim!


Os indiferentes riem-se dele e ferem-no com chacotas. Nenhuma força, porém pode abater o ânimo do pobre:


– Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim!


Um fariseu o empurra impiedoso com o pé:


– Cala-te, miserável!


Nada, porém, seria capaz de abalar a fé que vivia no coração do cego. Ei-lo que continuava, com fervor:


– Jesus, filho de Davi! Tem misericórdia de mim!


Alguém da multidão se aproxima dele e diz-lhe:


– Levanta-te, Bartimeu, que Ele acaba de chamar por ti!


E o infeliz Bartimeu, lançando de si a capa que trazia ao ombro, levantou-se e foi ter com Jesus.


Que queres que te faça? – perguntou-lhe Jesus.


– Eu quero ver, Senhor! Eu quero ver!


Respondeu o Mestre:


– A tua fé te salva!


E a treva que esmagava os olhos de Bartimeu se transformou emluz!


Somos hoje gratos a Bartimeu pela importante lição de fé que nos legou. Ela nos ajuda a reconhecer que Jesus, o Salvador, passa ainda e passará sempre; que toma cuidado de nós e responde a cada sincero clamor que Lhe é dirigido.


Em Vós, meu bom Jesus, tenho posto toda a minha vida, todos os meus sonhos e toda a minha esperança; em Vós confio e tenho confiado sempre, em Vós perco de tudo o medo. Só o Vosso Nome adorado livra o meu espírito das dúvidas e traz alívio ao meu coração. Por Vós, Senhor, esqueço e bendigo as dores que afligem o meu pobre corpo. E quando tudo for contra mim, Vós, meu bom Jesus, sereis por mim.


________________


Das “Lendas do céu e da terra”, de Malba Tahan



A lição de fé do cego Bartimeu

Nenhum comentário :

Postar um comentário