22/08/2016

Curso de missiologia destaca desafio dos refugiados e cristãos perseguidos

Iniciativa está a decorrer no Seminário da Consolata, com 65 alunos inscritos


Fátima, Santarém, 22 ago 2016 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes e as Obras Missionárias Pontifícias iniciaram hoje em Fátima uma nova edição do curso de missiologia, este ano tendo como novidade o tema dos refugiados e dos cristãos perseguidos.


Em entrevista à Agência ECCLESIA, a irmã Célia Cabecinhas, que integra a organização do curso, destaca uma temática que deve “desafiar cada cristão” e que é uma “provocação às congregações religiosas”.


“Onde há cristãos há consagrados e consagradas no mundo e somos chamados a ser sinal de esperança, a estar presentes onde os cristãos têm mais dificuldades em viver a sua fé e em testemunhá-la com a vida”, frisa a religiosa.


Portugal é um dos países envolvidos no apoio aos milhares de refugiados que todos os dias procuram chegar à Europa, para escapar à guerra, à pobreza e à discriminação étnica e religiosa em países como o Irão, o Iraque, a Síria, o Paquistão, a Nigéria e o Sudão do Sul.


“Esta grande problemática, já que existe, vir ter a nós, às congregações religiosas, foi providencial, porque a nossa vocação está em função do outro, das necessidades do outro, do contexto em que ele vive, sobretudo se é um contexto de grande dificuldade, como é o dos refugiados”, aponta a irmã Célia Cabecinhas.


A religiosa, que integra a Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, considera esta uma oportunidade para os vários institutos crescerem na sua vocação, que “é a de Cristo”, estar o serviço dos outros e acolher quem mais precisa.


“Temos pessoas disponíveis para coordenar projetos nesta área, que está a envolver muita gente, temos também casas, disponibilidade de espaços, e fará todo o sentido que eles sejam aproveitados da melhor maneira”, salienta.


A decorrer no Seminário da Consolata, em Fátima, até ao próximo sábado, o curso de missiologia conta com 65 alunos inscritos, das mais variadas proveniências e instituições. 


“É um curso aberto a todos, está previsto para não só membros de institutos religiosos mas também sacerdotes religiosos ou missionários, candidatos ao voluntariado missionário, jovens”, frisa Célia Cabecinhas.


Entre os professores deste curso estão figuras como D. António Couto, bispo de Lamego e que integra a Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização; e Catarina Martins Bettencourt, diretora da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre, em Portugal.


Entre os formadores estão ainda a teóloga Teresa Messias, o padre José Vieira, missionário comboniano e atual responsável da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal, e o padre e historiador David Sampaio Barbosa.


O curso encerra-se no sábado com uma tertúlia envolvendo diversos missionários, que partilharão experiências trazidas das mais variadas frentes.


“Esta partilha que se faz, entre pessoas que vivem a mesma missão em contextos e estados de vida diferentes, é um enriquecimento enorme”, sustenta a irmã Célia Cabecinhas. 


JCP 



Curso de missiologia destaca desafio dos refugiados e cristãos perseguidos

Nenhum comentário :

Postar um comentário