27/08/2016

Secretariado nacional promove «roteiro» para iniciação cristã de adultos

D. José Cordeiro destaca percurso de três anos com 96 catequeses «capaz de fazer católicos»


Fátima, Santarém, 27 ago 2016 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal Liturgia e Espiritualidade afirmou que a obra ‘Catequeses para a iniciação cristã dos adultos’ é uma “proposta inédita” com o “desafio de fazer cristãos” e “ensinar-lhes tudo” sobre Jesus e o seu Evangelho.


“É um enorme contributo para a iniciação cristã dos adultos. Para aqueles que se preparam para a iniciação em adultos como para aqueles que, tendo sido batizados, querem agora aprofundar as razões mais profundas da sua fé, a esperança, e a caridade”, explicou D. José Cordeiro à Agência ECCLESIA.


O bispo da Diocese de Bragança-Miranda referiu que a nova publicação segue também “o repto” do Papa Francisco aos bispos portugueses quando pediu que fossem capazes de “ousar passar do método escolar ao método catecumenal na vivência e transmissão da fé”, na visita Ad Limina, em setembro de 2015.


Em ‘Catequeses para a iniciação cristã dos adultos’ o Secretariado Nacional de Liturgia propõe 96 catequeses, para três anos, que seguem “todos os itinerários” do ritual de iniciação cristã dos adultos.


“Nenhum de nós que é batizado e consciente do seu batismo, nas diferentes vocações e missões da Igreja, nasceu cristão. Tornamo-nos cristãos com a ajuda dos nossos pais, padrinhos, da comunidade paroquial, de catequistas, com o testemunho uns dos outros”, observou o presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade.


Neste contexto, o também bispo de Bragança-Miranda, observa que a “bem conseguida e feliz proposta” pode “ajudar” a um itinerário “sereno” e capaz de fazer cristãos, “ou melhor, fazer católicos no melhor sentido da palavra”.


Segundo D. José Cordeiro a nova publicação surgiu da prática, afinal, “é já há muito tempo” um trabalho realizado e experimentado na Arquidiocese de Évora pelo padre José de Leão Cordeiro, que vai estar em entrevista no programa de rádio ‘Ecclesia’, este domingo às 06h00 na Antena 1.


O sacerdote que faz parte da pastoral litúrgica em Portugal desde o seu início, há mais de 40 anos estuda e vive a pastoral litúrgica e coordenou a edição de ‘Catequeses para a iniciação cristã dos adultos’.


À Agência ECCLESIA, o padre José de Leão Cordeiro explicou que usaram o método das catequeses ocuparem quase o mesmo número de páginas e terem “todas os mesmos momentos”, uma preocupação de unidade que “parece pedagógico para quem está a fazer esta caminhada”.


O coordenador d publicação do Secretariado Nacional de Liturgia explica que as catequeses começam por uma oração inicial, depois incentiva a pôr-se “em comum a lição anterior com perguntas”, faz-se a exposição da catequese com subtítulos e no final catequista e catequisandos conversam sobre a sessão com perguntas e terminam com a oração final seguida de bênção e a marcação de “trabalho para casa”.


A partir da sua experiência, o padre José de Leão Cordeiro observa que se os sacerdotes “não têm material que facilite catequeses não basta ter catequistas”.


O esquema em ‘Catequeses para a iniciação cristã dos adultos’ começa no pré-catecumenado; depois o tempo do catecumenado seguido da “purificação” até ao Tempo da Iluminação, com os sacramentos da iniciação na Vigília Pascal, e o Tempo da Mistagogia.


“A linguagem já foi experimentada em muitos grupos e do modo como está apresentada é simples, é cativante, não é para elites, não é para um grupo de especialistas, mas é para toda a comunidade cristã”, acrescenta D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, sobre o livro para “formar adultos na fé”.


O tema vai estar em destaque este domingo na emissão do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública (06h00).


PR/CB



Secretariado nacional promove «roteiro» para iniciação cristã de adultos

Nenhum comentário :

Postar um comentário