23/09/2016

Santa Sé adere à Convenção da ONU contra a Corrupção

Documento entra em vigor no próximo dia 19 de outubro


Cidade do Vaticano, 23 set 2016 (Ecclesia) – A Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano aderiram à Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, numa cerimônia que decorreu no início da semana, na sede da ONU, em Nova Iorque.


O anúncio foi feito hoje pela sala de imprensa da Santa Sé.


O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, depositou formalmente na sede da ONU o instrumento de adesão da Santa Sé, em nome e por conta do Estado da Cidade do Vaticano, formulando “duas reservas e três declarações” interpretativas, que fazem parte integral do instrumento de adesão.


A Convenção, que prevê a adoção de medidas efetivas para prevenir e combater os crimes cometidos no âmbito da atividade pública, vai entrar em vigor para a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano no próximo dia 19 de outubro.


Em um artigo publicado no jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’, o arcebispo Paul Gallagher, secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, recorda que o Papa Francisco denunciou a corrupção como “uma chaga na sociedade” e pediu que esta seja “combatida ativamente”.


O Papa, acrescenta, determinou que a Santa Sé e o Estado do Vaticano “se adequem aos mais altos padrões internacionais de prevenção da corrupção, quer no exercício de funções públicas, quer no âmbito econômico”.


O arcebispo britânico recorda por isso que a ‘Convenção de Mérida’ contra a corrupção é “o principal instrumento global para prevenir e combater os crimes cometidos no âmbito da função pública”.


OC



Santa Sé adere à Convenção da ONU contra a Corrupção

Nenhum comentário :

Postar um comentário