30/10/2016

Angelus do Papa Francisco deste domingo (30/10)

El papa Francisco toca su crucifijo mientras lo conducen a través de la multitud durante su audiencia general inaugural, en la Plaza de San Pedro, en el Vaticano, el miércoles 27 de marzo de 2013. Francisco pidió el miércoles que se ponga fin a la violencia y los saqueos relacionados con el golpe de estado del fin de semana en la República Centroafricana, en su primera apelación de ese tipo por la paz desde que se convirtió en papa. (AP foto/Andrew Medichini)
El papa Francisco toca su crucifijo mientras lo conducen a través de la multitud durante su audiencia general inaugural, en la Plaza de San Pedro, en el Vaticano, el miércoles 27 de marzo de 2013. Francisco pidió el miércoles que se ponga fin a la violencia y los saqueos relacionados con el golpe de estado del fin de semana en la República Centroafricana, en su primera apelación de ese tipo por la paz desde que se convirtió en papa. (AP foto/Andrew Medichini)

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!


O Evangelho de hoje nos apresenta algo que aconteceu com Jericó, quando Jesus veio para a cidade e a multidão o recebeu (cf. Lc 19,1-10). Em Jericho viveu Zaqueu, o chefe dos “coletores de impostos”, isto é, os cobradores de impostos. Zaqueu era um funcionário ricos dos ocupantes romanos odiados, um explorador de seu povo. Ele, também, por curiosidade, ele queria ver Jesus, mas a sua condição de pecador público não permite que ele se aproximar do Mestre; além do mais, era curta, e este sal em um sicômoro, ao longo da estrada onde Jesus estava a passar.


Quando ele chega perto daquela árvore, Jesus olha para cima e diz-lhe: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (v. 5). Podemos imaginar o espanto de Zaqueu! Mas por que Jesus diz: ” Eu devo ficar em tua casa”? O dever é? Sabemos que o seu maior dever é para implementar o plano do Pai de toda a humanidade, que se realiza em Jerusalém com sua sentença de morte, a crucificação e, no terceiro dia, a Ressurreição. E ‘a salvação de misericórdia do Pai.E neste projeto há também a salvação de Zaqueu, um homem desonesto e desprezado por todos e, portanto, na necessidade de conversão. Na verdade, a Bíblia diz que quando Jesus o chamou, “todos murmuravam:” E ‘entrou na casa de um pecador! “(V. 7). O povo vê-lo como um vilão, que se tornou rico na próxima pele. E se Jesus tinha dito: “Vai para baixo, você, proxeneta, traidor do povo! Venha falar comigo para acertar as contas “. Certamente, as pessoas iriam aplaudir. Em vez disso, começou a murmurar: “Jesus vai a sua casa, o pecador, o explorador.”


Jesus, movido pela misericórdia, tentou-se. E quando se entra na casa de Zaqueu diz: “Hoje, esta casa é chegada a salvação, porque também este é filho de Abraão. O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido “(vv. 9-10). O olhar de Jesus vai além dos pecados e preconceitos. E isso é importante! Nós temos que aprender isso. O olhar de Jesus vai além dos pecados e preconceitos; veja a pessoa com os olhos de Deus, isso não impede que o mau passado, mas vê o lado bom futuro; Jesus não se resigna aos encerramentos, mas sempre aberta, sempre abre novas áreas da vida; Ele não pára nas aparências, mas olha para o coração. E aqui ele parecia ferir o coração deste homem, ferido pelo pecado da ganância, como muitas coisas ruins que ele tinha feito isso Zaqueu. Olhe ferir o coração e ir para lá.


Às vezes, tentamos corrigir ou converter um pecador repreendê-lo, ele rinfacciandogli seus erros e seu comportamento injusto. A atitude de Jesus e Zaqueu nos mostra uma outra maneira: o de mostrar aos que cometem erros seu valor, o valor que Deus continua a fazer, apesar de tudo, apesar de todos os seus erros. Isso pode causar uma surpresa positiva, que amolece o coração e leva a pessoa a trazer para fora o bom que tem nele. É dar confiança para as pessoas que os faz crescer e mudar. Então ele se comporta Deus com todos nós: não é bloqueada pelo nosso pecado, mas supera-lo com amor e nos faz sentir a nostalgia do bem. Todos nós já ouvimos essa nostalgia do bem após um erro. E o mesmo acontece com o nosso Deus Pai, o mesmo acontece com Jesus. Não há nenhuma pessoa que não tem algo de bom. E que Deus olha para retirá-lo do mal.


Que a Virgem Maria nos ajude a ver o bem que existe nas pessoas que encontramos todos os dias, por isso, todos são incentivados a trazer para fora a imagem de Deus impressa em seus corações. E assim podemos nos alegrar com as surpresas da misericórdia de Deus! Nosso Deus, que é o Deus de surpresas!



Depois do Angelus


Queridos irmãos e irmãs,


Ontem, em Madrid, foram beatificados José Gómez Antón, Antolín Pablos Villanueva, Juan Rafael Mariano Alcocer Martinez e Luis Gonzáles Vidaurrázaga, mártires, mortos na Espanha no século passado, durante a perseguição contra a Igreja.Beneditinos eram sacerdotes. Louvamos ao Senhor e confiar-nos à sua intercessão os nossos irmãos e irmãs que, infelizmente, ainda hoje, em várias partes do mundo que são perseguidos por sua fé em Cristo.


Expresso minha proximidade às centrais vítimas do terremoto Itália. Mesmo esta manhã houve um choque forte. Rezo pelos feridos e pelas famílias que sofreram grandes danos, bem como para o pessoal envolvido no resgate e assistência. O Senhor ressuscitado dar-lhes força e Nossa Senhora protegê-los.


Saúdo com afecto todos os da Itália e peregrinos de vários países, em particular os de Ljubljana (Eslovénia) e Sligo (Irlanda).Saúdo os participantes na peregrinação mundial de cabeleireiros e esteticistas, as marchas Federação Nacional e jogos históricos, grupos de jovens Petosino, Pogliano Milanese, Carugate e Pádua. Saúdo também os peregrinos UNITALSI da Sardenha.


Nos próximos dois dias eu vou estar fazendo uma viagem apostólica à Suécia , por ocasião da comemoração da Reforma, que vai ver católicos e luteranos reunidos em recordação e oração. Peço a todos que orem para que esta viagem é uma nova etapa no caminho da fraternidade para a plena comunhão.


Desejo-lhe um bom domingo – há um belo sol … – e uma boa festa de Todos os Santos. E, por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!


 



Angelus do Papa Francisco deste domingo (30/10)

Nenhum comentário :

Postar um comentário