24/10/2016

Bispo diocesano quer reforçar atenção às famílias

D. Anacleto Oliveira escolheu como tema do novo ano pastoral «Eu vim para servir»


Viana do Castelo, 24 out 2016 (Ecclesia) – O bispo de Viana do Castelo publicou a carta pastoral ‘Eu vim para servir’, para o ano 2016/2017, aprofundando o “cerne da família” no encerramento do triénio que lhe foi dedicado.


“Concluímos o referido projeto pastoral, debruçando-nos agora sobre aquilo que é o cerne da família: A íntima comunhão de amor e de vida entre marido e esposa e extensiva aos restantes familiares, uma união consagrada por Deus no Matrimónio”, escreve D. Anacleto Oliveira.


A carta pastoral ‘Eu vim para servir’, para vivência do ano 2016/2017, disponível no site da diocese do Alto Minho, apresenta três partes: ‘Servir com e como Jesus Cristo; servir na vida sacerdotal; servir na vida matrimonial’.


O bispo de Viana do Castelo começa por destacar o que significa “servir” em Cristo e como cristãos, “como é que, pelo serviço, nasce e se consolida a comunhão, identificativa da Igreja” e essencial para a sociedade e, em que medida, servindo, todos são “fecundos e felizes, até como simples seres humanos”.


Nas partes seguintes, o prelado aplica essas considerações “mais genéricas” às que o Senhor “chama e sacramentalmente consagra” para estarem ao seu serviço em comunidades cristãs, na ordenação sacerdotal, e na família, pela união matrimonial.


O poder, “sobretudo se exercido como autoridade”, é uma necessidade também para a sociedade, desde a organização mundial, nacional, local e familiar.


Depois, em ‘Servir na vida sacerdotal’, o bispo de Viana alerta para o “tão nocivo perigo do funcionalismo”, que faz do sacerdote um mero “agente social ou dispensador de ritos sagrados, “reduzindo a vida do sacerdote a um mero cumprimento do dever”.


A governar como pai, o padre é também “educador e guia da comunidade a que se entrega”.


“Examinemos, diante de Deus e serenamente, o modo como estamos a entregar-nos às atividades próprias do nosso ministério sacerdotal: se é realmente o amor do Coração de Jesus, todo voltado para Deus e para os homens, que nos move”, pediu D. Anacleto Oliveira.


Em ‘servir na vida matrimonial’, na terceira parte, o prelado reflete sobre três palavras-chave que segundo o Papa Francisco “protegem e alimentam o amor dia após dia”: “com licença, obrigado, desculpa”.


D. Anacleto Oliveira, na introdução, recorda que a 4 de novembro se vão completar 15 anos da beatificação do Beato D. Bartolomeu dos Mártires, apresentando-o como exemplo para a diocese.


 ‘A alegria de servir’ é o tema da conclusão da carta pastoral 2016/2017 divulgada no sítio online de Viana do Castelo e foi assinada no sexto aniversário da entrada de D. Anacleto Oliveira na diocese do Alto Minho.


CB/OC



Bispo diocesano quer reforçar atenção às famílias

Nenhum comentário :

Postar um comentário