13/10/2016

Cardeal Pietro Parolin apresenta Virgem Maria como exemplo nos momentos de «dúvida»

Secretário de Estado do Vaticano encerra celebrações do 99.º aniversário das Aparições na Cova da Iria


Fátima, 13 out 2016 (Ecclesia) – O secretário de Estado do Vaticano desafiou hoje os peregrinos de Fátima a imitar a atitude da Virgem Maria nos momentos de “dúvida” e de “dor” na sua vida.


“Para muitos de nós, estes são momentos mais do que justificados em que o «coração» se comprime, se fecha, se aniquila, rompe qualquer comunicação com tudo e com todos; mas não sucedeu assim com Maria”, declarou o cardeal Pietro Parolin, na homilia da Missa conclusiva da peregrinação internacional do 13 de outubro.


Perante milhares de peregrinos reunidos na Cova da Iria, o líder da diplomacia da Santa Sé apresentou a Virgem Maria como alguém que “sabe estar ao pé da Cruz” e, por isso mesmo, tem uma “missão materna” na Igreja.


“Ao pé do Crucificado, o próximo são todos os discípulos e discípulas que Jesus ama; todos, sem excluir ninguém. Assim, ao pé do Crucificado, são próximo os discípulos e discípulas que fugiram”, acrescentou.


O cardeal italiano recordou as várias situações em que os fiéis colocam “em dúvida a fidelidade de Deus” perante os “inimigos”, os “lados obscuros da vida”, contrapondo a estas hesitações a convicção da fé da Virgem Maria.


“Ao pé do Crucificado, está disposta a atravessar uma das contradições mais dolorosas que uma mulher possa viver: a morte do seu próprio Filho; uma morte ainda mais gravosa, porque resultante da maldade dos outros”, observou.


D. Pietro Parolin sublinhou depois que quem ama “realmente” o próximo rejeita as “regras, as ideias e os comportamentos dos «fortes»”, que se amam apenas a si mesmos.


“Os «fortes» e os «poderosos» amam os «fortes» e os «poderosos»”, advertiu.


Em conclusão, o secretário de Estado do Vaticano pediu aos peregrinos presentes em Fátima que todos saibam ser “construtores pacientes duma Igreja que anuncia o Evangelho não obstante as contradições e os lados obscuros da vida”.


Esta é a última grande peregrinação antes da visita do Papa Francisco a Fátima, prevista para maio de 2017, e assinala o final do 99.º aniversário das Aparições aos pastorinhos na Cova da Iria.


OC



Cardeal Pietro Parolin apresenta Virgem Maria como exemplo nos momentos de «dúvida»

Nenhum comentário :

Postar um comentário