07/10/2016

Papa destaca papel da Igreja Católica na defesa do projeto europeu

Francisco enviou mensagem aos membros do Conselho das Conferências Episcopais do Velho Continente, reunidos no Mónaco


Mónaco, 7 out 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem aos membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), que por estes dias estão reunidos no Mónaco, onde destaca a importância daquele organismo para a defesa do projeto europeu.


Na sua missiva, remetida também à Agência ECCLESIA, o Papa argentino realça o “contributo significativo” que a CCEE tem dado para a valorização da “comunhão” e da “fraternidade” entre os povos do continente, sobretudo entre os “dois pulmões” da Europa, “tanto o oriental como o ocidental”.


Sublinha ainda a relevância deste Conselho para a defesa da raiz cristã da Europa, a fim de que esta não caia “na mundanidade”


Francisco dirige-se depois ao presidente do CCEE, o cardeal Péter Erd?, agradecendo o seu “generoso empenho” à frente deste organismo, nos últimos 10 anos.


Até ao próximo domingo, os membros do Conselho das Conferências Episcopais da Europa estão reunidos em assembleia geral no Principado do Mónaco.


Presentes estão responsáveis católicos de 39 países, incluindo da Conferência Episcopal Portuguesa, representada pelo arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.


Em declarações publicadas pelo gabinete de comunicação da arquidiocese minhota, o prelado considera este encontro essencial para “partilhar experiências, mas também olhar para a Europa nos seus vários desafios”.


D. Jorge Ortiga dá como exemplo o problema do fundamentalismo, que a Igreja Católica tem procurado contrariar através de “uma atenção muito especial ao diálogo, sobretudo ao diálogo inter-religioso”.


O Conselho das Conferências Episcopais da Europa foi constituído em 1971 e integra atualmente 33 conferências episcopais do Velho Continente, representadas pelos respetivos presidentes.


Neste caso do encontro no Mónaco, na ausência de D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Portugal está a ser representado por D. Jorge Ortiga.


Presentes no organismo estão ainda o bispo de Chisinau, da Moldávia, e os arcebispos do Luxemburgo, do Principado do Mónaco e de Chipre dos Maronitas.


Recorde-se que o nosso país tem ainda outro representante no CCEE, o padre Duarte da Cunha, que é o secretário-geral daquele organismo.


JCP



Papa destaca papel da Igreja Católica na defesa do projeto europeu

Nenhum comentário :

Postar um comentário