18/11/2016

Papa reage a críticas de cardeais e rejeita «legalismo» na Igreja Católica

Francisco aborda polémicas em entrevista a jornal católico italiano


Cidade do Vaticano, 18 nov 2016 (Ecclesia) – O Papa reagiu em entrevista divulgada hoje às críticas de quatro cardeais ao seu pontificado, considerando que a Igreja Católica deve rejeitar o “legalismo”.


“A Igreja é o Evangelho, não um caminho de ideias, um instrumento para as afirmar”, referiu Francisco ao ‘Avvenire’.


Em uma entrevista ao maior jornal católico da Itália, o “Avvenire”, o pontífice argentino foi questionado sobre uma carta que recebeu de cardeais, tornada pública, questionando a exortação apostólica “Amoris laetitia” (“A alegria do amor”), após as duas assembleias do Sínodo dos Bispos sobre a família (2014 e 2015), e disse que isso não lhe “tira o sono”.


Os cardeais Walter Brandmüller, Joachim Meisner, Carlo Caffarra e Raymond Leo Burke dirigiram cinco ‘dubia’ (dúvidas), perguntas formais que procuram determinar se pontos da exortação apostólica vão contra ensinamentos da Bíblia e do magistério dos anteriores Papas no que diz respeito, por exemplo, ao acesso dos católicos divorciados que se voltaram a casar civilmente aos Sacramentos.


Francisco sustenta que é necessário “distinguir o espírito com que se manifestam as opiniões”, porque algumas críticas ajudam a avançar, mas noutras há sinais de “rigorismos que escondem uma falha, o querer esconder dentro de uma armadura a própria insatisfação triste”.


A entrevista analisa as reações à ‘Amoris laetitia’, sublinhando que algumas nascem “de um certo legalismo que pode ser ideológico”.


Segundo o Papa, há quem não compreenda que “no fluxo da vida é preciso discernir”, querendo ver tudo como “branco ou preto”.


Entre os temas tratados esteve também a recente viagem do Papa à Suécia para assinalar os 500 anos da reforma protestante.


“O proselitismo entre cristãos é um pecado grave, a Igreja não é uma equipa de futebol à procura de adeptos”, refere Francisco.


OC



Papa reage a críticas de cardeais e rejeita «legalismo» na Igreja Católica

Nenhum comentário :

Postar um comentário