04/11/2016

Seminaristas partilham a sua vida em vídeo sob o lema «Eu vim para servir»

Seminário vai visitar comunidades de Arcos de Valdevez para testemunhos vocacionais


Viana do Castelo, 04 nov 2016 (Ecclesia) – Os seminaristas de Viana do Castelo partilharam um vídeo onde mostram como vivem o lema ‘Eu vim para servir’ no seu dia-a-dia dentro e fora da casa de formação, no contexto da Semana dos Seminários que começa este domingo.


No vídeo enviado à Agência ECCLESIA pelo reitor do Seminário Diocesano de Viana do Castelo, o padre Ricardo Correia, os seminaristas mais novos explicam que foram para o seminário para servir “vivendo em comunidade, rezando com fé, estudando com empenho” zelando pela sua casa e a cuidar da casa de Deus”.


Com o lema ‘Movidos pela Misericórdia de Deus’, a Semana dos Seminários 2016 começa a ser vivida dia 6 de novembro e termina dia 13.


Com “mais de duas dezenas de seminaristas”, o vídeo da Diocese de Viana do Castelo mostra os vários ambientes do seu dia-a-dia como os momentos de refeição, de oração e celebração, bem como os momentos de estudo, na escola e na casa de formação, e lazer.


Os seminaristas mais velhos também participam no vídeo vocacional e testemunham que no seminário aprendem a servir e servem “com amor, alegria” e “com vontade”.


“No seminário aprendo a agir ao jeito de Jesus, isto é, com misericórdia; movidos pela misericórdia de Deus aprendemos que o serviço está no acolhimento, eu escolhi realizá-lo no sacerdócio”, partilham mais dois estudantes.


O seminário é apresentado também como a “escola de discernimento” na qual preparam-se para “servir Deus e a humanidade a exemplo de Cristo bom pastor”.


Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Diocese de Viana do Castelo informa também que os seminaristas na Semana dos Seminário vão visitar “algumas paróquias” do Arciprestado dos Arcos de Valdevez onde vão partilhar os seus “testemunhos vocacionais” nas catequeses e nas Eucaristias dominicais.


“O apelo lançado é para que todas as comunidades, ao longo desta semana, possam rezar de uma forma mais intensa pelos nossos Seminários, pelos nossos seminaristas e seus formadores, para que, à imagem do Pai, também eles possam ser jovens e homens cheios de misericórdia e generosidade”, acrescenta o comunicado.


A Pastoral Vocacional tem como principal objetivo introduzir os adolescentes e os jovens, potenciais candidatos à vocação sacerdotal, “na vivência da relação com o Deus da misericórdia” e o Seminário é a casa e a escola que os acolhe.


Para viver-se a Semana dos Seminários, a partir deste domingo até dia 13 de novembro, foi disponibilizado um guião que apresenta algumas propostas para a vivência deste tempo como a oração para a semana, uma vigília de oração e um terço vocacional.


CB



Seminaristas partilham a sua vida em vídeo sob o lema «Eu vim para servir»

Nenhum comentário :

Postar um comentário