24/11/2011

Câncer de pele: dermatologistas realizarão atendimento gratuito em Fortaleza

No próximo sábado, 26, das 8 às 15 horas, por ocasião da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele, dermatologistas irão atender gratuitamente à população em três unidades de saúde de Fortaleza: Centro de Dermatologia Dona Libânia, Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e Hospital das Clínicas. Serão realizados exames completos da pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção, autoexame e descoberta precoce da doença. Os casos com suspeita de câncer de pele serão encaminhados para tratamento gratuito.
A previsão é atender, em Fortaleza, cerca de 1.500 pessoas. No Brasil, serão ao todo quatro mil profissionais prestando consultas gratuitas em 165 postos, em 24 estados do país, com a estimativa de atender 50 mil pessoas. A campanha entrou para o Guinness Book em junho do ano passado, quando foi reconhecida pelo livro dos recordes como a maior ação mundial de prevenção do câncer de pele no mundo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia-regional Ceará, o Estado deverá registrar, este ano, seis mil novos casos de câncer de pele, dos quais 4% relacionados ao melanoma, a mais grave das lesões devido ao seu alto potencial de produzir metástase enviando células tumorais para outros órgãos, onde se desenvolvem.  
Dentre os tumores existentes, o câncer de pele é o primeiro no ranking mundial. A boa notícia é que a doença tem cura. Se identificada no início, as chances são de 98%; em contrapartida, 25% dos casos não detectados precocemente são fatais.
Pesquisas apontam que a incidência dos casos de câncer de pele é maior em homens (61,6%) do que em mulheres (38,4%); em pessoas de pele clara (63%); e na faixa etária de 55 a 65 anos. A concentração dos casos nas regiões é maior no Sul (10,44%), seguida do Sudeste (9%), Centro-oeste (8,9%), Nordeste (8,62%) e Norte (8,14%).

Mais informações
Centro Dermatológico Dona Libânia
Rua Pedro I, 1033 – Centro – tel.: (85) 3101-5431
Com informações da RB Comunicação

Fonte: Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário