O Grupo MCM (Missão Cristã Mundial) e a Fundação Ana Lima estão trazendo para Fortaleza o Projeto Menina dos Olhos de Deus. A Instituição é uma casa para meninas que foram afastadas da família por terem sofrido violência sexual. A casa será inaugurada nesta terça-feira (20), às 9 horas, e funcionará no Cambeba, próximo ao Lago Jacarey. A estrutura física é toda de responsabilidade da Fundação, enquanto a administração fica por conta da MCM, que possui outras onze casas do mesmo projeto no Brasil e oito no exterior.Diferente de outras instituições que abrigam crianças e adolescentes, a casa funciona como uma grande família, onde dois voluntários da MCM atuam como “pais sociais” para as meninas acolhidas. Segundo a pastora Célia Luiza Freitas da Silva, que será uma das responsáveis pela casa, as meninas atendidas pelo programa receberão assistência psicológica e participarão das atividades da comunidade evangélica, incluindo artes e outros cursos.
A pastora contará com a companhia do marido, o pastor Helilton Barbosa da Silva, para cuidar das crianças e adolescentes. Os dois, junto aos filhos do casal, morarão na casa com as meninas. “Criamos essas meninas como nossas filhas”, ressalta a pastora.
A Fundação Ana Lima ficará responsável pela parte financeira da casa, que inclui alimentação, mobília e aluguel da casa. A inauguração do projeto, em Fortaleza, aconteceu por meio da própria Fundação, que procurou a MCM em busca de algo que pudesse atender a tantas meninas que sofrem com o problema da violência sexual, no Ceará. Para a diretora da Fundação Ana Lima, Aristela Holanda, o projeto Meninas dos Olhos de Deus é uma maneira de “mostrar para essas meninas que a vida delas continua, que elas têm condições de se reintegrarem à sociedade e que existem pessoas que acreditam no potencial delas”.
Exploração Sexual Infantil no CearáRecentemente, a CPI da Exploração Sexual de Crianças identificou 74 pontos de recorrência desse tipo de crime em Fortaleza. Segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e do Disque Denúncia, a capital cearense é a terceira cidade com maior número de casos registrados dessas agressões.
O mesmo levantamento, realizado com números de 2005 a 2010, apontou o Nordeste como a região com maior incidência do crime no Brasil. Esses números são ainda mais preocupantes quando se leva em consideração que boa parte dessas agressões acontece dentro de casa.
Serviço
Café da manhã de inauguração da casa Meninas dos Olhos de Deus
Data: 20 de dezembro
Horário: 9h
Local: Rua Dr. Valter Porto, 184. Cambeba – Lago Jacarey
Fonte: Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário