24/01/2012

Fórum Social Temático começa no RS com debate sobre crise mundial

Organização do evento espera até 25 mil pessoas na Marcha de Abertura.
Presidente Dilma virá no dia 26 de janeiro para evento no Gigantinho.

Do G1 RS
Comente agora
Acampamento do Fórum Social Temático. (Foto: Tatiana Lopes/G1 RS)Acampamento da Juventude para o Fórum Social Temático. (Foto: Tatiana Lopes/G1 RS)
Desta terça (24) até o próximo domingo (29), o Rio Grande do Sul abrigará os debates do Fórum Social Temático 2012 (FST2012). Além de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo eSão Leopoldo abrigarão os debates que abordarão o tema do evento: crise capitalista, justiça social e ambiental. Estão previstas mais de 900 atividades como palestras, oficinas, seminários, shows e apresentações artísticas. A organização aguarda 50 mil pessoas.
A principal atração do fórum este ano será Dilma Rousseff. A presidente participará de painel com o presidente do Uruguai, José Mujica, na quinta-feira (26), no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, fará parte do painel "Os sentidos da Democracia", marcado para as 14h de sexta-feira.
A intenção do FST2012 é gerar pelo menos um documento preparatório para a Cúpula dos Povos da Rio +20. Para os dias do evento, a rede hoteleira de Porto Alegre tem 90% dos leitos reservados.
Abertura
A primeira atividade será a abertura do Fórum Mundial de Educação, às 9h, no Salão de Eventos da Reitoria da UFRGS. A concentração para a Marcha de Abertura está programada para as 15h, no Largo Glênio Peres. São esperadas de 20 mil a 25 mil de pessoas na caminhada, segundo a organização do evento. A saída está marcada para as 17h.
Mudança no trânsito de Porto Alegre
Fórum Social Temático.  (Foto: Gerson Antunes/RBS TV)Fórum Social Temático seestenderá até o dia 29 de
janeiro (Foto: Gerson Antunes/RBS TV)
Por conta da Marcha, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizará bloqueios momentâneos ao trânsito durante o trajeto. Os ônibus e lotações que trafegam pela Borges de Medeiros, saindo do Centro, terão seus itinerários desviados para as avenidas Salgado Filho, João Pessoa, Venâncio Aires, Getúlio Vargas, Ipiranga e Praia de Belas.
Os veículos de transporte coletivo que circulam na João Pessoa, sentido bairro-Centro, também modificarão seus trajetos, a partir da alça de entrada do viaduto Dona Leopoldina, acessando a Loureiro da Silva, Lima e Silva, Fernando Machado e Borges de Medeiros. Os terminais dessas linhas ficarão deslocados para o lado da Borges que não está bloqueado ao trânsito.
Cerca de 120 agentes de fiscalização da EPTC orientarão o tráfego em diversos pontos de Porto Alegre. A sinalização nas vias bloqueadas e próximas será reforçada.
Transporte
Em razão do público previsto para o evento, a Carris aumentará o número de viagens da Linha C1, que circulará com o letreiro C1 Fórum. O cronograma começa às 6h15 e vai até 23h18, com intervalos de 11 minutos. A linha C4 Balada Segura percorrerá diariamente o trajeto das 22h às 4h30, com espaços de 30 minutos.
A EPTC disponibilizará cerca de 3 mil mapas com as linhas de ônibus para facilitar os deslocamentos. O cartão Tri, utilizado na capital gaúcha no pagamento de passagens, terá edição especial para uso durante o período, com 10 créditos ao valor de R$ 27. As entradas poderão ser utilizadas em todas as linhas de ônibus de Porto Alegre até o dia 10 de fevereiro.
Os Mundos do FST 
Entre as inovações da edição de 2012, estão os Mundos, oficinas que debaterão os mais variados temas, como políticas para Mulheres, Trabalho, Negros e Saúde.
A presidente Dilma Rousseff na cerimônia de sanção da lei que criou a Comissão da Verdade (Foto: Ueslei Marcelino / Reuters)A presidente Dilma Rousseff participará de painel
na próxima quinta (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
Mundo do Trabalho: Um dos pontos altos será a discussão da crise financeira internacional e a criação de empregos.
Mundo da Saúde: Uma nova política e a garantia de acesso universal à saúde serão os grandes desafios propostos para análise no FST.
Mundo Negro: Será realizado no Quilombo Oliveira Silveira, com debates sobre religiosidade, juventude, cultura, meio ambiente e saúde.  
Mundo da Mulher: A violência contra a mulher no Brasil e no mundo centralizará os debates no FST. Além da questão da violência, a paridade salarial para a realização de um mesmo trabalho, o empreendedorismo feminino, a liderança na vida política e no mercado de trabalho, entre outros temas, serão discutidos. 
Espaço para as crianças
Para as crianças, foi organizado o Forinho no Armazém 07 do Cais do Porto. Elas poderão se divertir em atividades como biblioteca, ludoteca, brinquedoteca, espaço da poesia, tradicionalismo.
Gilberto Gil é uma das atrações musicais
A programação cultural terá artistas como Leci Brandão, Nando Reis Gilberto Gil, Racionais MC's.
Acampamento da Juventude
Do público total, cerca de 3 mil devem ficar no Acampamento da Juventude, no Parque Maurício Sirotsky. Uma das novidades deste ano é o incremento na segurança do parque: toda a área será cercada, com somente um acesso para entrada e saída dos "moradores". Além disso, a venda de bebidas alcóolicas está proibida dentro do acampamento. O espaço ainda receberá debates em sete das tendas. Pela parte da noite, o local abrigará shows.

Encerramento
O encerramento do Fórum Social Temático será o Seminário Cultura e Sustentabilidade ocorrerá às 9h na Casa de Cultura Mário Quintana no domingo (29).

A programação completa do FST você confere no site do Fórum
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário