A Associação Casa de Afonso e Maria (ACAM) desenvolve ações no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza, visando “contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres nos campos sociocultural e ambiental”. Como parte de suas atividades, está em execução o Projeto de Formação de Multiplicadores de Coleta Seletiva, com reuniões e palestras destinadas aos jovens e adultos.
Para esclarecer dúvidas e mostrar a importância desse trabalho para o meio ambiente, a Associação promove nesta terça-feira (7), às 14h30min, o segundo encontro dos jovens e adultos envolvidos no projeto com a educadora ambiental, Rosalba Fernandes.
Na ocasião, será realizada uma oficina de fabricação de instrumentos de percussão com pneus usados. A intenção é mostrar, na prática, como o material reciclável que iria para o lixo pode se transformar em produtos de grande utilidade.
Arte e esporte
A Associação Casa de Afonso e Maria é a concretização do sonho da matriarca cearense Maria Lima de Oliveira, 94 anos, que pediu aos 14 filhos para fundarem uma entidade com a missão realizar um trabalho de assistência social envolvendo da criança ao idoso. Para isso, no início do ano passado, D. Maria doou a renda obtida com a venda do seu livro autobiográfico “Uma vida” para custear o nascimento da entidade.
No dia 11 de agosto de 2011, a instituição conseguiu, por cessão do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, uma creche. O imóvel situado na Rua Antônio Carneiro, 763, no Vicente Pinzon, estava fechado há sete anos. Maria Gilvanise de Pontes, Presidente da entidade, e a sua irmã, Gilmaíse Mendes, tesoureira, afirmam que a comunidade ficou “exultante pela devolução de seu espaço com a realização de muitos projetos, palestras, aulas de caratê, balé, futebol, oficinas de reciclagem.”
No momento, mesmo com a precariedade do local que necessita de reforma, a Associação está desenvolvendo ações na área infanto-juvenil com duas turmas de balé, uma de karatê e um time de futebol. Para os jovens e adultos, a atividade está ligada à questão do meio ambiente com a formação dos multiplicadores da coleta seletiva.
A entidade tem atraído a colaboração de voluntários que ministram oficinas de artesanato para adultos e idosos, dão aulas de inglês e assistência para promover a autoestima das famílias.
Mais informações: Associação Casa de Afonso e Maria - Presidente, Maria Gilvanise de Pontes; e Tesoureira, Gilmaíse Mendes – (fone: 85 3262 7972 / 8640 4950)
Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)
Nenhum comentário :
Postar um comentário