05/02/2012

Crise: Arcebispo de Braga deixa aos jovens palavras de esperança

D. Jorge Ortiga deu início ao Fórum da Juventude salientando que a Igreja acredita nos mais novos e «entende» as suas «angústias»


Braga, 04 fev 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga abriu hoje o Fórum Arquidiocesano da Juventude, no Auditório Vita, com palavras de esperança para os mais novos e incentivando-os a serem “mensageiros de valores” no meio da sociedade.
Numa intervenção publicada através do site oficial da Igreja bracarense, D. Jorge Ortiga lamenta que o clima de instabilidade que se vive atualmente esteja a fazer com que “muitos jovens não projetem o seu futuro”.
“Sem um horizonte de esperança, alguns jovens concentram-se na busca de sensações e emoções passageiras, o que eclipsa o sentido mais profundo da vida e vos torna mais pobres. Vós não sois o problema”, sublinhou o prelado, no arranque de uma iniciativa integrada na elevação de Braga a “Capital Europeia da Juventude 2012”.
O evento, que se prolonga até domingo, tem como objetivo a realização de uma radiografia ao estado da pastoral juvenil nos diversos arciprestados e a identificação dos principais desafios que precisam de ser atendidos.
Para D. Jorge Ortiga, um dos grandes problemas de hoje, para além da “apreensão e o desencanto” motivados pela atual conjuntura socioeconómica, está na “cultura moderna”, que “difundida pelos media e fruto da revolução tecnológica, invade, sem pedir licença, a interioridade de cada um”.
“A crescente urbanização acentua esta tendência. A subjetividade apresenta-se agora como um valor”, apontou o prelado, acentuando que a Igreja “entende” as “angustias” dos jovens e “deposita” neles a “esperança do futuro”.
A Igreja bracarense aposta na “Capital Europeia da Juventude” como forma de dar maior confiança aos jovens, porque acredita que eles podem ser portadores da “paz, esperança e solidariedade em que se alicerça a humanidade”.
O arcebispo mostrou-se convicto de que “a diversidade de experiências” que vão estar à disposição dos jovens permitirão aos mais novos afirmarem-se como “verdadeiros mensageiros dos valores que ancoram a sociedade em valores perenes”.
A escolha de Braga para ‘Capital Europeia’ partiu do Fórum Europeu da Juventude, organismo que desde 2009 atribui o título para dar a conhecer exemplos de regiões que se destacam pelo seu contributo na integração dos mais novos e no desenvolvimento de projetos empreendedores nesta área social.
JCP

Nenhum comentário :

Postar um comentário