05/02/2012

No aniversário de Neymar, Peixe mede forças com o Palmeiras

Atacante pode chegar a 100 gols na carreira contra o Verdão, que precisa vencer um rival de peso para bater a meta estipulada por Felipão

Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo e Santos, SP
Felipão Scolari Muricy  (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)Palmeiras de Felipão encara Santos de Muricy
(Montagem sobre fotos da Agês Estado)
É dia de festa para o Santos e todo o futebol brasileiro pelo aniversário de Neymar - e caberá ao Palmeiras jogar água no chope do santista, que já é maior de idade. Neste domingo, às 17h (horário de Brasília), o maior craque da atualidade no País completa 20 anos e enfrenta o Verdão em Presidente Prudente, tentando quebrar a sina de freguês do rival (já são seis jogos sem vitória). O Palmeiras, por outro lado, usa o clássico para medir forças com um adversário de peso e faz seu maior teste até o momento neste Paulistão.
Com a Vila Belmiro ainda em reformas, o Prudentão pode ser palco de um dia histórico para Neymar. Se balançar a rede, o atacante atinge a marca de 100 gols na carreira – a festa foi adiada no empate contra o Oeste, e o Palmeiras pode ser castigado por isso. Realizar o feito no dia de seu aniversário seria o presente perfeito para o craque, que vai festejar a data depois do clássico, no retorno a São Paulo, com família e amigos.
O duelo que poderia ser cheio de novidades para o Palmeiras deve ter somente uma. O time estreia novo patrocínio master no uniforme, mas não poderá contar com o argentino Hernán Barcos - principal reforço na temporada -, que ainda não foi regularizado.
Pelas contas do técnico Luiz Felipe Scolari, inclusive, uma vitória neste domingo é essencial para dar ao Palmeiras a gordura necessária pela classificação. Segundo o treinador do Verdão, o time precisa de 11 pontos a cada cinco jogos para ter desempenho considerado excelente. Com a vitória sobre o Mogi Mirim, por 2 a 0, na última quarta, mais três pontos contra o Santos garantem a meta.

Luiz Flavio de Oliveira será o árbitro da partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Fabio Rogério Baesteiro. O clássico será transmitido ao vivo pela TV Globo para SP (exceto a região de Presidente Prudente), MS e MT. Para os demais locais, o Premiere também transmite o duelo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em tempo real.

header as escalações 2
Santos: a grande novidade para o clássico deve ser a entrada de Ibson. Jogador de confiança de Muricy, o meia desencantou contra o Oeste e marcou seu primeiro gol com a camisa do Santos. Tudo isso após substituir Elano, que pediu para sair antes e discutiu com o treinador, deixando clara a sua insatisfação. O zagueiro Edu Dracena e o lateral-esquerdo Léo, machucados, estão fora. Bruno Rodrigo entra na zaga. Na lateral, Maranhão pode ganhar nova chance na direita, deslocando Pará para a esquerda. O provável Santos será: Rafael; Maranhão, Bruno Rodrigo, Durval e Pará; Arouca, Henrique, Ibson e Ganso; Neymar e Borges.
Palmeiras: o técnico Luiz Felipe Scolari só esboçou o time titular em treinos sem a presença da imprensa. No entanto, impossibilitado de escalar o atacante Hernán Barcos – não regularizado – Felipão deve mandar a campo o mesmo time que venceu o Mogi Mirim, na última quarta. Assim, o Palmeiras deve jogar o clássico com: Deola, Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Patrik e Valdivia; Luan e Fernandão.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Santos: Fucile (documentação ainda não está regularizada), Edu Dracena e Léo (poupados), Adriano e Alyson (ambos se recuperam de lesões).

Palmeiras: o atacante Hernán Barcos, sem documentação, não poderá estrear contra o Peixe - assim como o zagueiro Román. O atacante Vinícius, em fase final de recuperação de lesão no tornozelo, e Thiago Heleno, que operou os dois pés no fim do ano, também serão desfalques na partida.

header fique de olho 2
Santos:
 Neymar é a principal atração do clássico. Aniversariante do dia, o craque adiou o gol 100 contra o Oeste, no empate por 1 a 1 da última quinta-feira, e vai com mais sede ainda em busca da marca histórica. Além da joia, Ganso, destaque do Santos na estreia desta temporada, e Ibson, motivado pelo primeiro gol, podem desequilibrar.
Palmeiras: entra ano, sai ano, e Marcos Assunção segue como o jogador mais perigoso do Palmeiras no setor ofensivo. Contra o Mogi, o volante fez dois gols e provou que a pontaria segue calibrada nas cobranças de falta. Nos cruzamentos, sempre leva perigo e encontra os companheiros em boas situações de cabeceio.

header o que eles disseram

Ibson, meia do Santos: “O Palmeiras tem um grande grupo, com bons jogadores e um grande treinador. Clássico se decide nos detalhes, quem errar menos vence. Temos que trabalhar bastante, não cometer erros e vencer”.
Henrique, zagueiro do Palmeiras : “Vai ser um jogo muito complicado e difícil. Um fator importante será o calor. É muito quente lá. Teremos que ficar 100% concentrados”.
*  O retrospecto recente do clássico apresenta vantagem palmeirense. De 2000 para cá, Santos e Palmeiras se enfrentaram 33 vezes, com 14 vitórias do Verdão, dez do Peixe e nove empates. Foram marcados 59 gols do Palmeiras e 49 do Santos.
* O clássico Santos e Palmeiras completa 97 anos de história em 2012. O primeiro confronto aconteceu no dia 3 de outubro de 1915, quando a equipe santista goleou por 7 a 0. Esta ainda é a maior vitória do Peixe sobre o Verdão em toda a história.
* No cômputo geral, Palmeiras e Santos já se enfrentaram 296 vezes, com 127 vitórias do Verdão, 78 empates e 91 vitórias santistas.
header último confronto v2
O último clássico, disputado em outubro do ano passado, era válido pelo segundo turno do Brasileirão. O Peixe não vencia o Palmeiras desde 2009 e a vitória santista por 1 a 0 quebrou o amargo jejum de três anos. Borges marcou de cabeça o único gol do jogo, no segundo tempo, após cruzamento de Léo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário